Enfermagem debate novas abordagens à Doença Inflamatória Intestinal no Porto

22 de Setembro 2025

A Escola de Enfermagem do Porto da Universidade Católica organiza a 25 de setembro de 2025, às 18h00, uma sessão online sobre o papel da enfermagem na Doença Inflamatória Intestinal. Especialistas e associações de doentes debatem caminhos de esperança e conhecimento para melhorar o cuidado de mais de 25 mil portugueses afetados.

A Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa prepara-se para acolher mais uma edição das Católica Nursing Talks. A sessão, intitulada “Enfermagem e as Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: construindo caminhos de esperança e conhecimento”, terá lugar no próximo dia 25 de setembro, às 18h00, em formato digital.

A iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre a Doença Inflamatória Intestinal (DII), uma condição crónica e progressiva que se caracteriza pela inflamação recorrente do tubo digestivo. Estima-se que a patologia afete mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, com um impacto direto em cerca de 25 mil portugueses. A causa permanece desconhecida, mas um diagnóstico e tratamento adequados são cruciais para prevenir complicações como anemia, osteoporose ou artrite.

O evento contará com a participação de várias entidades de referência no panorama nacional e internacional. Estarão presentes representantes do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII), da Associação Nacional de Enfermeiros em Doença Inflamatória Intestinal (ANEDII), da Associação Portuguesa de Doentes com Doença Inflamatória Intestinal (APDI) e ainda um elemento da Nurses European Crohn’s and Colitis Organisation (N-ECCO). A moderação estará a cargo de Luís Sá, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da mesma instituição.

Entre os tópicos em análise, destaca-se o contributo das organizações profissionais para o desenvolvimento de soluções inovadoras, com intervenções de Fernando Magro, do GEDII, e de Sandra Martins, da ANEDII. O painel “Estado da Arte em Enfermagem na DII: Abordagens Inovadoras em Contexto Nacional e Internacional” ficará a cargo de Sandra Martins e de Clarisse Maia, representantes da ANEDII e da N-ECCO. A perspetiva do doente será abordada por Ana Sampaio, da APDI, na apresentação “Da Doença à Autonomia: O Poder da Esperança em Cada Pessoa com DII”. Por fim, Ana Barbosa, da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da UCP, abordará o tema “Esperança que Cura: Sentido, Possibilidade e Futuro na Experiência com DII”.

A participação na Católica Nursing Talk é gratuita e aberta a profissionais de saúde, estudantes, pessoas com DII e ao público em geral interessado no tema. O objetivo passa por fomentar a partilha de conhecimento e a construção de respostas mais eficazes e humanizadas para quem vive com esta doença.

Para mais informações e acesso à sessão, consulte a página oficial do evento: Católica Nursing Talks 2025 – Enfermagem e as Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: construindo caminhos de esperança e conhecimento

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights