Equipamento de TAC para a Graciosa com concurso de 578 mil euros

22 de Setembro 2025

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa lançou um concurso público para o fornecimento, instalação e manutenção de um equipamento de TAC. O valor base é de 578 mil euros e o prazo de execução do contrato estende-se por uma década, visando melhorar a resposta de saúde local.

Foi oficialmente lançado o concurso público para o fornecimento, instalação e manutenção de um aparelho de tomografia axial computorizada (TAC) para a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, nos Açores. O anúncio do procedimento foi publicado esta segunda-feira, dia 22 de setembro de 2025, em Diário da República.

O valor base de adjudicação do contrato está fixado em 578 mil euros. De acordo com a documentação oficial, o prazo de execução do contrato terá a duração de dez anos. As empresas interessadas dispõem de um período para a apresentação de propostas até às 23:59 do dia 17 de outubro.

Este passo concreto surge na sequência de um anúncio feito pelo Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) em fevereiro de 2025. Na altura, o executivo açoriano revelou um investimento de 500 mil euros destinado a uma obra de ampliação do centro de saúde da ilha, precisamente para criar condições para acolher o novo equipamento de TAC.

O presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, destacou durante uma visita à ilha, no âmbito da cerimónia de assinatura do auto de consignação daquela empreitada, a importância do investimento. “Nós estamos aqui a criar uma instalação para termos condições de instalar um equipamento de TAC de última geração, de elevada qualidade, com financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência”, afirmou Bolieiro aos jornalistas.

O líder do executivo açoriano sublinhou que o objetivo é robustecer “a capacidade de prestar serviços e cuidados de saúde aos graciosenses” e cumprir “um princípio essencial em saúde, que é a proximidade da oferta dos cuidados aos utentes e com qualidade”. Bolieiro acrescentou que o novo equipamento digital trará “mais conforto, na medida em que evitará a necessidade de muitas deslocações dos doentes e até mesmo na deslocação dos profissionais de saúde”.

A obra de ampliação, já adjudicada, consiste no prolongamento do edifício do Centro de Saúde da Graciosa na zona das urgências, no sentido oeste. A nova estrutura será composta por dois pisos. O primeiro piso está destinado a albergar a receção, uma instalação sanitária, uma área de admissão de utentes, um vestiário, uma zona técnica e a área específica para a realização dos exames de TAC.

O projeto para a intervenção foi desenvolvido pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, tendo o concurso da empreitada sido lançado pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional das Obras Públicas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights