![]()
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou esta terça-feira, 23 de setembro de 2025, estar disponível para analisar a proposta da Ordem dos Enfermeiros que prevê a vigilância de grávidas de baixo risco sem médico de família por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica. As declarações foram proferidas durante uma audição regimental na Comissão de Saúde da Assembleia da República.
Perante os deputados, a governante assegurou que o executivo está aberto a avaliar o modelo, salientando a necessidade de garantir que nenhuma grávida fique sem o adequado acompanhamento. Ana Paula Martins adiantou que esta vigilância, contudo, terá de ser realizada em articulação com a medicina geral e familiar e com as unidades obstétricas hospitalares, seguindo protocolos específicos definidos pelas normas da Direção-Geral da Saúde.
A ministra fundamentou a posição do Governo referindo que os enfermeiros especialistas têm um papel fundamental na saúde materna e obstétrica, uma realidade já implementada com sucesso em vários países. Para Ana Paula Martins, não existe qualquer razão para que, após acordo entre as entidades envolvidas, este não possa também ser um modelo adotado em Portugal, assegurando assim a cobertura necessária a todas as grávidas.
NR/HN/Lusa



0 Comments