![]()
Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos desenvolveu uma tecnologia capaz de melhorar significativamente a qualidade das imagens de raios X, conferindo-lhes cor e maior detalhe. O anúncio foi feito pelos Laboratórios Nacionais de Sandia, que destacaram o potencial da descoberta para áreas como a medicina e a segurança aeroportuária.
A tecnologia, designada Imagem Hiperespectral Colorida de Raios X com Alvos Multimetálicos (CHXI MMT), foi criada pela investigadora de materiais Noelle Collins, pelo engenheiro ótico Edward Jiménez, líder do projeto, e pela engenheira eletrónica Courtney Sovinec. Noelle Collins explicou que “com esta nova tecnologia, estamos essencialmente a migrar do método tradicional, que era o preto e branco, para um mundo totalmente novo e colorido, onde podemos identificar melhor materiais e defeitos de interesse”.
A equipa utilizou amostras minúsculas e padronizadas de metais como tungsténio, molibdénio, ouro, samário e prata para alcançar este resultado. Courtney Sovinec detalhou o processo: “Cada metal emite uma cor específica de luz de raios X. Ao combiná-lo com um detetor de discriminação de energia, podemos contar fotões individuais, que fornecem informação sobre a densidade e medir a energia de cada fotão. Isto permite-nos caracterizar os elementos na amostra”.
Edward Jiménez sublinhou que o resultado são imagens com “uma clareza de imagem revolucionária e uma melhor compreensão da composição de um objeto”. Entre as aplicações práticas da tecnologia destacam-se a segurança aeroportuária, os testes não destrutivos para controlo de qualidade de materiais e, sobretudo, o diagnóstico médico. Jiménez acrescentou que a CHXI MMT poderá facilitar a deteção precoce de doenças como o cancro, uma vez que permite obter “um feixe mais nítido e uma imagem de maior resolução que aumenta a capacidade do sistema de detetar microcalcificações” associadas a tumores.
A descoberta surge 130 anos após a primeira demonstração de raios X pelo físico alemão Wilhelm Röntgen, em 1895, marcando um avanço significativo numa tecnologia secular.
NR/HN/Lusa



0 Comments