Legionella: seis adultos internados no Hospital de São João, um em cuidados intensivos

24 de Setembro 2025

Seis pessoas encontram-se internadas no Hospital de São João, no Porto, com ‘legionella’, uma das quais na Unidade de Cuidados Intensivos, confirmou hoje à Lusa fonte desta unidade hospitalar.

Os primeiros três casos com infeção por ‘legionella’ confirmada deram entrada no fim de semana, um dos quais, a inspirar maiores cuidados, foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos, esclareceu a fonte.

Os outros dois ficaram internados em enfermaria.

Já na tarde de terça-feira mais três pessoas entraram no Serviço de Urgência do Hospital de São João com suspeita de ‘legionella’, que acabou por se confirmar.

Questionada pela Lusa, a fonte referiu que as seis pessoas infetadas com a bactéria são adultos, mas não revelou a proveniência dos doentes, assim como a fonte de contágio.

A notícia foi avançada hoje pelo jornal Público, que acrescenta também que foi feita a notificação obrigatória no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

Ainda segundo a mesma fonte, “as entidades competentes foram informadas para desenrolar o processo habitual que permita saber se existe alguma ligação entre estes casos ou se são casos não relacionados”.

As infeções por ‘legionella’ são causadas pela bactéria Gram-negativa Legionella pneumophila e, na maioria das vezes, afetam os pulmões, causando pneumonia e sintomas semelhantes à gripe.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights