![]()
Artigo acessível apenas a profissionais de saúde.

A presidente do Conselho das Finanças Públicas disse hoje que “há a intenção de proceder a um exercício de revisão da despesa na área da saúde significativo”, apontando que é uma área preocupante na qual são necessárias soluções estruturais.
O Governo aprovou os decretos-lei que criam as urgências regionais e os centros de alto desempenho em obstetrícia. A medida, que deverá ter a sua primeira aplicação prática em Setúbal em 2026, pretende responder à falta de médicos que tem levado ao encerramento de serviços
O movimento dos médicos tarefeiros recusou, para já, a possibilidade de uma paralisação geral dos serviços de urgência, alegando que pretende primeiro conhecer o diploma do Governo sobre o novo regime de prestação de serviços.
O Viral e a NOVA Medical School, com apoio da Boehringer Ingelheim, lançam “Saúde em Rede – Factos que Cuidam”. Iniciativa combate desinformação através de vídeos curtos com profissionais de saúde, visando democratizar acesso a informação credível
Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.
O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho publicado esta quinta feira.
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.
Mais de mil médicos tarefeiros ameaçam paralisar as urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) após o anúncio do Governo de reduzir o valor pago por hora a estes profissionais. Reunidos num grupo na aplicação WhatsApp, os médicos pretendem realizar uma paralisação de pelo menos três dias assim que o diploma que regulamenta a nova remuneração for publicado, comprometendo o funcionamento dos serviços de urgência.
O executivo municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de um concurso público para a ampliação e requalificação do centro de saúde, pelo valor base de cerca de 2,5 milhões de euros.
Cinco jovens investigadores recebem até 30 mil euros cada para projetos nas áreas de envelhecimento celular, doença de Parkinson e oncologia. Cerimónia decorreu no passado dia 4 na Ordem dos Médicos.
0 Comments