Tragédia no Distrito de Slantsi: Metanol Causa 19 Mortes

27 de Setembro 2025

Pelo menos 19 pessoas faleceram no distrito de Slantsi, noroeste da Rússia, após consumir álcool contaminado. O governo regional confirmou que oito das vítimas morreram intoxicadas por metanol. As autoridades detiveram um suspeito no âmbito de um processo-crime por homicídio negligente

O distrito de Slantsi, na região de Leninegrado, foi palco de uma tragédia que ceifou a vida de 19 pessoas durante o mês de setembro, todas vítimas de envenenamento por álcool. A governação regional veio a público confirmar que oito destas mortes resultaram especificamente de intoxicação por metanol, uma substância altamente tóxica utilizada frequentemente como adulterante em bebidas alcoólicas de fabrico ilegal.

De acordo com a nota divulgada pelo executivo, os dados iniciais apontam para a produção e venda clandestina de álcool como a origem do surto. A proximidade da fronteira com a Estónia, numa área com uma população residual de cerca de 40 mil habitantes, adensa o contexto de uma crise que chocou as autoridades locais.

Em resposta aos acontecimentos, o Ministério Público regional deu entrada a um processo-crime, invocando o artigo 109.º do código penal, que prevê penas de prisão até quatro anos para crimes de homicídio por negligência que afetem duas ou mais pessoas. O caso está a ser tratado com severidade, num país onde episódios semelhantes, infelizmente, não são inéditos. Do lado das forças de segurança, o Ministério do Interior avançou que uma pessoa foi já detida no decurso das investigações, sem adiantar pormenores sobre a sua identidade ou o seu alegado papel na rede de distribuição do produto letal. O comunicado oficial serve, assim, para tranquilizar uma população em luto, prometendo justiça perante um ato de negligência grosseira com um custo humano profundamente significativo.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights