Pais que impõem limites ao uso do telemóvel ajudam filhos a dormir mais

2 de Outubro 2025

As crianças cujos pais têm regras rigorosas sobre o uso do telemóvel à noite dormem em média mais 40 minutos, o que se traduz numa melhor saúde e desempenho académico, de acordo com uma investigação.

O estudo da Universidade de Genebra (Unige) publicado na Discover Public Health, foi realizado através de questionários a 329 alunos entre os 13 e os 15 anos em 2021, mostrou que as crianças em idade escolar cujos pais proíbem o uso do telemóvel no quarto ou à noite dormem mais de quatro horas e meia a mais por semana.

Mais horas de sono numa idade em que são recomendadas nove horas de sono, mas quando muitos adolescentes costumam dormir entre sete e oito horas, resulta numa melhor memória, atenção e estabilidade emocional, reduzindo também o risco de ansiedade e depressão, destacou a Unige em comunicado sobre este estudo divulgado na quarta-feira.

“Os pais devem envolver-se porque isso influencia a saúde e o sucesso dos filhos”, salientou Kevin Mammeri, estudante de doutoramento no Departamento de Neurociências Básicas da Unige e principal autor da investigação.

As escolas devem também desempenhar um papel com workshops de sensibilização para a importância do sono, numa altura em que “muitos alunos se deitam com os telemóveis e não há uma distinção clara entre o sono e o tempo de internet”, segundo a neurocientista Virginie Sterpenich.

Estudos anteriores na Suíça indicaram que o número de adolescentes que passam mais de quatro horas por dia em frente a um ecrã aumentou 12 vezes entre 2012 e 2020.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights