![]()
O Ispa – Instituto Universitário juntou-se este mês à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), integrando a campanha Outubro Rosa através da iluminação simbólica da fachada do seu edifício. O gesto, materializado a 2 de outubro, pretende reforçar a mensagem de sensibilização, solidariedade e prevenção do cancro da mama, numa altura em que a LPCC promove diversas iniciativas de consciencialização a nível nacional e internacional.
Perante a prevalência do cancro da mama – o mais comum entre as mulheres a nível global –, importa recordar que, em Portugal, são diagnosticados anualmente perto de nove mil novos casos, uma realidade que leva a que aproximadamente duas mil mulheres venham a falecer anualmente devido à doença. A necessidade de aumentar os níveis de literacia em saúde mantém-se, assim, premente.
Miguel Roque Dias, responsável pela Comunicação do Ispa, sublinha que “iluminar a nossa fachada é um gesto simbólico, mas é também um convite à reflexão e à responsabilidade coletiva na prevenção do cancro da mama”. A instituição reafirma, com este passo, o seu empenho na promoção da saúde e no combate ativo a esta patologia, realçando a relevância da deteção precoce enquanto fator determinante para salvar vidas.
A adesão do Ispa ao Outubro Rosa surge no contexto de um esforço mais amplo de mobilização da sociedade civil, incentivando-a a adotar comportamentos informados e preventivos. A cor que agora cobre a frontaria do instituto funciona como lembrete diário de que o caminho se faz também através do empenho cívico e da partilha de conhecimento.
PR/HN



0 Comments