Campanha alerta para impacto da gripe nas crianças após pico de urgências

7 de Outubro 2025

Cerca de 70% dos episódios de urgência por síndrome gripal no início da época de 2024 ocorreram em menores de idade. Nova campanha multiplataforma tenta chegar às famílias com informação acessível e conselhos práticos para travar o vírus

Um conjunto de entidades da saúde juntou-se para lançar a campanha “Não deixe a gripe estragar a festa”, que visa sensibilizar pais e cuidadores para o peso desproporcionado que a gripe representa na população mais nova. A iniciativa surge na sequência de dados que revelam que, no pico da época gripal de dezembro de 2024, sete em cada dez atendimentos de urgência por síndrome gripal em Portugal envolveram crianças e adolescentes.

A campanha, que arrancou esta segunda-feira, pretende ir além do alerta clínico e sublinhar as ramificações sociais e económicas da doença. As crianças não só são mais vulneráveis a contrair o vírus fora de casa – têm uma probabilidade cinco vezes maior –, como atuam frequentemente como veículos de transmissão dentro do agregado familiar. Estima-se que, por cada 100 crianças com menos de três anos infectadas, se percam cerca de 195 dias de trabalho. Um fardo que sobrecarrega as rotinas domésticas e o sistema de saúde.

A mascote Viroco, apresentada como “o especialista em estragar a festa”, dá o rosto a esta edição, protagonizando materiais que procuram, de forma lúdica, incentivar a adopção de medidas preventivas. O site www.gripeinfantil.pt funciona como centro de recursos, agregando testes interactivos e recomendações validadas por especialistas.

Embora a maioria dos casos de gripe em idade pediátrica tenha uma evolução favorável, as complicações bacterianas – como otites, sinusites ou pneumonias – não são raras e contribuem para um aumento significativo da prescrição de antibióticos. Dados nacionais mostram ainda que 88% das crianças com menos de cinco anos internadas por gripe eram previamente saudáveis, contrariando a noção de que a hospitalização se restringe a grupos de risco.

A campanha é apoiada por entidades como a Associação Nacional de Farmácias, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e a AstraZeneca, entre outras. A estratégia multiplataforma, com presença na rádio, imprensa e redes sociais, procura desfazer mitos e promover gestos simples como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e uma melhor ventilação dos espaços interiores.

Mais informações disponíveis em: www.gripeinfantil.pt

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights