![]()
Pela primeira vez, Portugal vai assinalar, hoje, dia 7 de Outubro, o Dia do Patologista Clínico. A efeméride, que promete tornar-se uma data fixa no calendário da saúde, resulta de uma proposta do Colégio da Especialidade de Patologia Clínica, que encontrou receptividade imediata no Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.
Na origem da iniciativa está um desejo de colmatar uma certa invisibilidade pública. Apesar de serem peças fundamentais no quebra-cabeças do diagnóstico, o seu trabalho decorre maioritariamente nos bastidores dos laboratórios. A criação deste dia é, assim, um gesto para iluminar uma função que, na prática, toca em quase todos os processos de doença, ainda que sem o reconhecimento direto do doente.
Carlos Cortes e João Mariano Pego, Presidente do Colégio que deu o pontapé de saída para a comemoração, não poupam elogios à classe. Ambos realçam a “liderança técnica essencial” do patologista clínico, figura que garante “qualidade, fiabilidade e rigor em cada resultado”, descrevendo estes aspetos como pilares inegociáveis para uma medicina bem feita. Mas o seu papel, sustentam, extravasa a mera tecnicidade.
A mensagem conjunta dos dois responsáveis avança que estes profissionais se assumem igualmente como “guardiões da ética, da ciência e da confiança no sistema de saúde”. Uma guarda silenciosa, mas cuja influência se faz sentir de forma decisiva não só no diagnóstico, mas também na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias. É uma forma de ver o seu contributo que os coloca no cerne da missão médica.
A instituição da data serve, em última análise, para reafirmar o compromisso da Ordem dos Médicos com a valorização contínua da ciência, da formação especializada e de uma responsabilidade médica que se quer, acima de tudo, ao serviço da sociedade. Uma mensagem que pode ser ouvida na íntegra através de uma gravação disponibilizada online, onde ambos os intervenientes explicam as motivações por trás da nova efeméride.
A mensagem do Bastonário e do Presidente do Colégio está acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=1WYlEoD3ABw.



0 Comments