![]()
O evento “Dia C: Falamos sobre Cancro da Mama em comunidade” regressa a 11 de outubro, na sede da AstraZeneca em Barcarena e também em formato online, para um diálogo aberto sobre os múltiplos aspectos da doença. Com moderação de João Vasco Barreira, a iniciativa propõe-se abordar, sem rodeios, desde o impacto emocional do diagnóstico até aos desafios práticos do quotidiano com a doença.
Logo na sessão de abertura, Fátima Cardoso, Luís Costa e Rosário Trindade lançam as bases para um dia de conversas francas. Segue-se um dos momentos que se antevém mais intensos, centrado no turbilhão de emoções e decisões que se segue ao diagnóstico. “Ouvir as palavras: ‘É cancro.’ E agora?” juntará Fátima Cardoso, a psicóloga Luzia Travado, Sandra Ponte e Albia Dias para refletir sobre os primeiros dias e as dúvidas que assaltam doentes e famílias.
A complexidade da comunicação será outro dos focos. Como partilhar a notícia? Que palavras usar? Eugénia Raimundo, Carla Andrino e Tamara Milagre trarão perspetivas sobre como envolver o círculo mais próximo – família, amigos, colegas – num percurso que é, tantas vezes, solitário.
A vertente mais prática não será negligenciada. Da esfera dos direitos e apoios na doença oncológica, com Carla Barbosa e Ana Catarina Paiva, até aos temas sensíveis da sexualidade, autoimagem e nutrição, com Catarina Ribeiro, Elsa Madureira, Joana Preto e Beatriz Viegas, o programa não esquecerá aspetos fundamentais do viver e do cuidar. A tarde reserva espaço para um olhar específico sobre o cancro da mama em mulheres mais jovens, numa sessão conduzida por Luís Costa, e para um momento de fact checking, onde Fátima Cardoso e Luís Costa se debruçarão sobre mitos e informações falsas que circulam sobre a doença.
As inscrições para o evento, que pretende ser um ponto de encontro e partilha para a comunidade, estão abertas.
Inscreva-se aqui!
PR/HN



0 Comments