![]()
A Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPDC) acaba de abrir as candidaturas para o Prémio ‘Em Contraceção 2026’, uma iniciativa que conta com o patrocínio da farmacêutica Gedeon Richter. O objetivo passa, uma vez mais, por distinguir projetos de mérito na área da saúde sexual e reprodutiva, tentando colmatar uma certa invisibilidade que por vezes ainda rodeia esta frente da investigação científica em Portugal.
O prémio, no valor total de sete mil euros, vai reconhecer concretamente o melhor trabalho epidemiológico de prevalência ou de investigação básica ou clínica. Há, contudo, exigências de fundo que condicionam a participação. Os estudos têm de ser originais e inéditos, constituindo uma achega nova e substantiva para o conhecimento, e é imperativo que tenham sido finalizados já no ano de 2025. Até ao momento da sua avaliação pelo júri, não poderão ter sido publicados noutro lado qualquer, sob pena de exclusão.
Patrícia Amaral, Vice-Presidente da SPDC, sublinha a importância do galardão num panorama de necessidades. “Este prémio é um incentivo fundamental para a produção científica nacional nesta área, que continua a necessitar de mais investimento e visibilidade. Acreditamos que reconhecer e valorizar a investigação em saúde sexual e reprodutiva é dar um contributo direto para a melhoria das práticas clínicas, das políticas públicas e, sobretudo, para a qualidade de vida das mulheres e homens em Portugal,” afirmou.
A tarefa de selecionar o trabalho vencedor caberá a um júri de cinco membros, todos eles qualificados e com trajectória reconhecida no seio da Sociedade Portuguesa da Contraceção. A avaliação dos candidatos será feita com base num leque de critérios que incluem a originalidade da abordagem, o rigor metodológico e o potencial impacto que o estudo possa ter na promoção da saúde e no avanço das políticas públicas.
Os interessados em concorrer podem fazê-lo até ao final do dia 30 de junho de 2026, devendo enviar os seus trabalhos para o endereço eletrónico spdcontracepcao@gmail.com. O regulamento completo da iniciativa está disponível para consulta no site da SPDC, em www.spdc.pt.



0 Comments