![]()
A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) apresenta esta quarta-feira, 8 de outubro, os resultados de três projetos integrados no CONCORDIA, focados na Doença Renal Crónica, Insuficiência Cardíaca e Diabetes Mellitus tipo 2. O evento, agendado para as 16h00 no auditório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, pretende alinhar diferentes perspetivas para melhorar os resultados em saúde. Os estudos procuraram mapear as principais inquietações e obstáculos enfrentados pelos doentes, assim como as perceções dos profissionais de saúde, num exercício que se deseja colaborativo. A sessão é aberta a jornalistas, solicitando-se confirmação de presença para organização logística. Mais detalhes do programa estão acessíveis através do link: Conferência CONCORDIA.
PR/HN



Este tema é sem dúvida um grande desafio na área das patologias crónicas.
E praticamente é transversal a todas. Eu sou Enfermeira e trabalho com Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal, uma doença igualmente crónica e todos os dias é constante e evolutivo o nosso empenho e resultados.
Puxando um pouco a brasa à minha sardinha… a implementação de uma Consulta de Enfermagem com uma linha de apoio 24h/dia é a grande viragem, estabelecer cuidados diários previne recorrências ao SU reduzindo assim gastos de saúde, previne agudizações das doenças, promove a realização de ensinos e consequente aumento da adesão ao regime terapêutico.
Aqui estabelecem-se relações de confiança com ganhos para todos… doentes, profissionais de saúde e Instituições.