Erros nas seringas doseadoras causaram centenas de sobredosagens de antipsicótico pediátrico

8 de Outubro 2025

Cerca de 300 casos de sobredosagem do antipsicótico Risperidona foram registados em crianças e adolescentes nos últimos quatro anos, segundo o Infarmed, que atribui a maioria das falhas a erros na utilização das seringas doseadoras/pipetas.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) alertou, numa circular divulgada na terça-feira, para o risco de sobredosagem acidental na população pediátrica deste antipsicótico, usado, entre outras situações, em casos de psicoses delirantes, como a esquizofrenia.

Na nota, o Infarmed explicava que esta sobredosagem se devia maioritariamente a erros de interpretação da dose nas seringas doseadoras/pipetas graduadas que acompanham o medicamento, sendo que alguns dos casos apresentaram sintomas como tremores, rigidez muscular, lentidão motora e dificuldades da marcha.

O regulador pedia igualmente aos profissionais de saúde que instruam os cuidadores e doentes para o uso correto dos doseadores, informando-os sobre os sinais e sintomas de sobredosagem com risperidona e da necessidade de “ajuda médica imediata” em caso de suspeita ou confirmação de sobredosagem.

Em resposta à Lusa, o Infarmed disse que, na avaliação feita pela Agência Europeia de Medicamentos se concluiu que a maioria dos casos de sobredosagem em crianças se devia a erros na leitura das casas decimais nas seringas/pipetas de administração.

As autoridades recomendaram que os titulares de Autorização de Introdução no Mercado de medicamentos contendo risperidona na forma farmacêutica solução oral alterassem o folheto informativo e o dispositivo de dosagem, se necessário, para melhorar a visibilidade dos dispositivos, tornando igualmente mais claras as instruções aos doentes e cuidadores sobre a medição correta de volumes, juntando ilustrações.

O Infarmed referiu que estas alterações estão atualmente em aplicação em Portugal e que, assim que este trabalho estiver concluído, será divulgada uma comunicação com informação adicional a todas as farmácias, para poderem prestar “o melhor aconselhamento aos doentes e seus cuidadores sobre a correta utilização destes medicamentos e dos seus dispositivos de administração”.

Segundo os dados facultados pelo regulador, entre 2021 e o primeiro semestre de 2025 terão ocorrido 298 casos de sobredosagem acidental com risperidona 1 mg, solução oral em crianças e adolescentes (entre os 3 e os 15 anos).

Embora neste universo possam estar também incluídas outras situações, tal como a ingestão acidental, o Infarmed informou que a maioria terá ocorrido por erro na utilização do dispositivo de administração. Destes casos, 28 apresentaram reações em que houve indicação para tratamento específico.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights