Governo dos EUA diz que circuncisão causa autismo mas especialistas negam teoria

10 de Outubro 2025

O Presidente e o ministro da Saúde dos Estados Unidos (EUA) dizem que a cirurgia precoce de circuncisão e o uso de paracetamol podem causar autismo, mas os especialistas rejeitam as hipóteses, noticiou a Agence France-Presse (AFP).

“Dois estudos mostram que as crianças circuncidadas precocemente têm duas vezes mais probabilidades de serem autistas”, proclamou o ministro da Saúde, Robert Kennedy Jr, durante uma reunião de gabinete na Casa Branca.

A circuncisão é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do prepúcio (a pele retrátil do pénis que cobre a glande).

O ministro da Saúde disse também que o autismo é causado pelo uso de paracetamol, um medicamento para tratar a febre e a dor leve e moderada.

A especialista em autismo e professora da Universidade de Boston, nos EUA, Helen Tager-Flusberg disse que as declarações não fazem sentido.

 “Nada disto faz sentido”, disse à AFP Helen Tager-Flusberg.

A professora indicou que nenhum estudo científico sólido sugere que circuncidar uma criança ou tomar paracetamol promove o desenvolvimento de uma perturbação autista.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje que os norte-americanos não deviam dar o medicamento a crianças ou a mulheres grávidas e que devem contrariar os conselhos dos médicos.

Em setembro, Trump já tinha associado o uso de paracetamol durante a gravidez ao desenvolvimento de autismo, contrariando o consenso científico, segundo a AFP.

Os estudos sugeriram uma ligação entre a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e o medicamento, mas a conexão não foi cientificamente comprovada.

De acordo com a AFP, uma análise mais recente rejeitou a possibilidade.

“Fazem alegações sobre o papel do paracetamol que simplesmente não são apoiadas por nenhum estudo científico”, lamentou Tager-Flusberg.

Em relação ao papel da circuncisão no desenvolvimento da PEA, as declarações dos políticos têm como base um estudo “repleto de erros” publicado em 2015, de acordo com o professor de psiquiatria da Universidade da Pensilvânia, David Mandell.

“Uma revisão mais recente dos estudos nesta área não encontra ligação entre a circuncisão e efeitos psicológicos adversos”, declarou Mandell à AFP.

Desde 2024, Trump tem atacado abertamente as autoridades médicas e científicas e feito inúmeras “alegações infundadas sobre o autismo e as vacinas”, segundo a AFP.

De acordo coma mesma fonte, Robert Kennedy Jr., conhecido pela sua postura antivacinas, tem espalhado também informação falsa sobre o assunto.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights