Ministra da Saúde solicita esclarecimentos após parto à porta do Hospital de Sintra

11 de Outubro 2025

Ministra da Saúde pede explicações sobre o parto ocorrido à entrada do Hospital de Sintra. Ana Paula Martins espera que mãe e bebé estejam bem e que o diretor clínico da unidade preste esclarecimentos sobre o sucedido.

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, requisitou esclarecimentos ao diretor clínico da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra acerca do parto que ocorreu junto à entrada do Hospital de Sintra, na passada terça-feira. O caso, que envolveu a assistência de polícias a uma mulher que deu à luz num veículo, foi tornado público esta sexta-feira.

“Espero que o bebé esteja bem, espero que a mamã esteja bem. E espero que a ULS Amadora-Sintra possa, através do seu diretor clínico, prestar alguma informação sobre exatamente o que se passou”, declarou Ana Paula Martins. A governante, que falava à margem de um evento sobre saúde mental no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, admitiu não conhecer os pormenores do sucedido. Enfatizou que o diretor clínico deve igualmente realizar uma avaliação interna e comunicar sobre a matéria.

O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP havia divulgado que os seus agentes “procederam à assistência de um parto na via pública” pelas 11:10 de terça-feira, nas imediações da entrada do hospital. Segundo o relato policial, uma viatura parou junto aos elementos da PSP a solicitar auxílio. Perante a situação, um dos agentes acabou por assistir ao parto dentro da viatura, que se concretizou antes da chegada da equipa médica ao local. Enquanto um polícia alertava os serviços do hospital, o outro permaneceu a auxiliar a parturiente. Após receberem cuidados médicos, mãe e recém-nascido tiveram alta em condições clínicas favoráveis, numa situação de desfecho feliz após o susto inicial.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights