Novo manual sobre dependências do século XXI conta com participação de docentes da Universidade Europeia

11 de Outubro 2025

Docentes da Universidade Europeia colaboram no manual "Dependências – Manual de Intervenção Psicológica", uma obra coordenada por Mauro Paulino e Margarida Ferraz que aborda de forma abrangente as adições químicas e comportamentais do século XXI, incluindo casos clínicos e estratégias de intervenção prática

Vários docentes da Universidade Europeia colaboraram na recente obra “Dependências – Manual de Intervenção Psicológica”, uma publicação que se debruça sobre as complexas adições contemporâneas, desde as químicas até às comportamentais, como o jogo, as compras ou o uso excessivo de tecnologia. Coordenado por Mauro Paulino e Margarida Ferraz, ambos com ligação à instituição, o manual apresenta uma abordagem multidisciplinar e prática, incorporando casos clínicos e estratégias de intervenção direcionadas a profissionais e estudantes da área da saúde mental.

O livro “Dependências – Manual de Intervenção Psicológica”, editado pela Pactor, surge como um contributo significativo para o campo da psicologia clínica, reunindo o conhecimento de vários especialistas, entre os quais se contam docentes da Universidade Europeia. A obra é coordenada por Mauro Paulino, professor da universidade e diretor do Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense, e por Margarida Ferraz, também ela formadora na pós-graduação em Psicologia Forense do mesmo estabelecimento de ensino. Integram ainda a lista de autores Dulce Pires e Pedro Aires Fernandes, enquanto a coordenação científica ficou a cargo de Jorge Negreiros, professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Num panorama onde as adições comportamentais ganham terreno, o manual não se limita a explorar as dependências clássicas. Avança para territórios como o impacto das substâncias psicoativas no cérebro, a intrincada relação entre comportamentos aditivos e criminalidade, ou o sombrío tema do suicídio. Paralelamente, dedica atenção a fenómenos emergentes, como a dependência do exercício físico ou dos dispositivos tecnológicos, procurando oferecer um mapa atualizado destas realidades.

A estrutura da publicação combina fundamentação teórica com uma vertente eminentemente prática. Inclui exemplos de intervenção e metodologias aplicáveis, desenhados para auxiliar psicólogos, psiquiatras e outros técnicos no seu trabalho diário. O objetivo, sublinha-se, é fornecer ferramentas para uma intervenção ética e eficaz, sem descurar a complexidade que caracteriza estas problemáticas.

A participação dos docentes da Universidade Europeia nesta iniciativa reforça o compromisso da instituição com a produção de conhecimento relevante e com a sua transferência para a sociedade. A universidade mantém uma oferta académica diversificada, que abrange áreas como a Gestão, Direito, Ciências da Saúde e outras, funcionando tanto em campus físico, em Lisboa, como através da sua plataforma de ensino online.

Para mais informações sobre a Universidade Europeia: www.europeia.pt

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights