Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira promove dádiva de sangue a 18 de outubro

13 de Outubro 2025

A Misericórdia de Vila Franca de Xira (MVFX) vai acolher uma dádiva de sangue no próximo dia 18 de outubro de 2025, sábado, entre as 9h30 e as 13h00, no Auditório do Campus de Saúde da MVFX.

A iniciativa, integrada na missão solidária e de responsabilidade social da instituição, é organizada em parceria com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria e com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST, IP).

A Misericórdia de Vila Franca de Xira, fundada em 1563, tem vindo a desenvolver um papel ativo na comunidade, promovendo causas de interesse público e ações de voluntariado. Segundo o Diretor Executivo da MVFX, Marco Sousa Nunes, “Esta é uma oportunidade que os cidadãos têm para participar numa causa nobre e altruísta. Contamos com o espírito solidário de todos os que desejarem contribuir neste compromisso para salvar Vidas, em especial dos Vilafranquenses.”.

A colheita de sangue decorrerá em condições adequadas e com o acompanhamento técnico especializado das equipas do IPST e da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria. Todos os participantes poderão obter informação adicional sobre elegibilidade e preparação para a dádiva através dos canais oficiais do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

A Misericórdia de Vila Franca de Xira, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), integra atualmente várias respostas sociais e de saúde, incluindo duas Estruturas Residenciais para Idosos — Espírito Santo e Senhora do Carmo —, um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

O Campus de Saúde da MVFX é composto por uma Unidade de Saúde (com internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e internamento particular), uma Residência Sénior Sant’Ana e a Clínica Luz Saúde VFX. Estão ainda previstas a abertura da Clínica FisioCampus e de uma Parafarmácia Campus.

Com mais de quatro séculos e meio de história, a Misericórdia de Vila Franca de Xira mantém o seu compromisso com a solidariedade, a saúde e o bem-estar dos cidadãos, promovendo iniciativas que reforçam o valor da partilha e da responsabilidade social.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights