![]()
Esta iniciativa pretende quebrar tabus e promover o diálogo sobre uma dimensão frequentemente silenciada na vida destas mulheres.
No dia 24 de setembro, realizou-se em Lisboa um evento intimista em parceria com a Oncoglam e Careca Power, na academia da maquilhadora e influenciadora Inês Mocho. A sessão reuniu mulheres com cancro da mama e um painel de especialistas para debater a importância da intimidade, sexualidade e autocuidado durante e após os tratamentos.
O painel contou com a moderação da radialista Joana Cruz e a participação de especialistas como Beatriz de Sousa Viegas, co-fundadora do projeto Oncoglam, Mafalda Cruz, radioncologista e sexóloga, João Vasco Barreira, médico oncologista, e a influenciadora Inês Mocho. Os especialistas destacaram que a sexualidade é uma parte essencial da saúde e qualidade de vida, mesmo após o diagnóstico de cancro, e sublinharam a importância da comunicação aberta entre doentes, parceiros e profissionais de saúde para desmistificar preconceitos e promover uma intimidade plena.
O diagnóstico de cancro da mama metastático traz desafios complexos, onde o foco no tratamento físico do tumor pode levar à negligência das questões psicológicas, ginecológicas e sexuais, afetando negativamente a autoestima e qualidade de vida das mulheres. A campanha visa criar um espaço seguro para um diálogo aberto, capacitando as doentes a retomarem o controlo da sua intimidade.
A Pfizer reforça o seu compromisso para além do desenvolvimento de tratamentos inovadores, procurando cuidar da pessoa na sua totalidade, valorizando a mulher para além do seu diagnóstico e promovendo o seu bem-estar emocional. A campanha convida doentes, cuidadores, profissionais de saúde e a sociedade em geral a participar nesta conversa.
O cancro da mama afeta as células do tecido mamário e pode ser não-invasivo, como o carcinoma ductal in situ e a neoplasia lobular in situ, ou invasivo, quando as lesões ultrapassam os ductos e lóbulos, podendo atingir gânglios linfáticos ou órgãos distantes, caracterizando o cancro da mama metastático. O tratamento varia conforme o tipo e estádio da doença.
A Pfizer atua globalmente para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, com um portefólio diversificado que inclui medicamentos, biológicos, pequenas moléculas e vacinas. A empresa colabora com profissionais e autoridades de saúde para garantir o acesso a cuidados de qualidade e acessíveis, com mais de 176 anos de presença no mercado.
NR/PR/HN



0 Comments