![]()
Este prémio tem como objetivo distinguir projetos inovadores que contribuem para a melhoria da segurança, do acesso, da integração, da eficiência e dos resultados nos cuidados de saúde em Portugal.
Este ano, foram recebidas 31 candidaturas, das quais oito foram selecionadas como finalistas após avaliação rigorosa do júri. Os projetos finalistas representam diversas instituições e áreas, incluindo a Unidade Local de Saúde (ULS) Gaia e Espinho, com a iniciativa “Clínica Estilos de Vida Saudáveis”; a ULS Coimbra, com três projetos: “Recolha Automatizada de Resultados Reportados pelos Utentes em Percursos Assistenciais”, “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra”, e “Data Lake ULS de Coimbra: Interoperabilidade e Governança de Dados em Ambiente Seguro OMOP-CDM”; a Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, com o “Serviço Móvel de Saúde: Inovação em Saúde Social”; a ULS Trás-os-Montes e Alto Douro, com o projeto “Via Azul”; a Ordem dos Farmacêuticos, com o “TOP Farmácia Hospitalar”; e a ULS São José, com o projeto “TAVI+ | Percurso Integrado e Alta Precoce em Doentes com Estenose Aórtica Grave”.
O júri responsável pela seleção e avaliação dos projetos é composto por Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Victor Herdeiro, administrador hospitalar na ULS Santo António; Ricardo Mestre, professor auxiliar convidado da Escola Nacional de Saúde Pública; e Paula Rebelo, jornalista da RTP.
Durante a sessão final, as equipas dos oito projetos finalistas apresentarão os seus trabalhos publicamente. No final, será anunciado o grande vencedor, que receberá um prémio monetário de 5.000 euros, destinado à instituição onde o projeto foi desenvolvido e implementado.
O regulamento completo do Prémio Healthcare Excellence pode ser consultado no site da APAH aqui
NR/PR/HN



0 Comments