![]()
A Universidade do Algarve (UAlg) foi a instituição de ensino superior portuguesa mais bem colocada no indicador de Projeção Internacional do Times Higher Education World University Rankings 2026. O resultado confirma uma trajetória de notoriedade além-fronteiras.
Aceda ao documento aqui.
Pelo nono ano consecutivo, a academia algarvia integra esta avaliação global, que na sua 22.ª edição analisou 2191 instituições de 115 países. A UAlg situa-se no escalão 1001-1200 da tabela geral, uma faixa que incorporou mais 99 universidades face ao ano anterior. Quase um milhar de outras ficaram com o estatuto de “repórter”, por não preencherem os critérios para uma classificação formal.
O ponto alto da UAlg prende-se com o já mencionado indicador de internacionalização, onde conquistou a 564.ª posição mundial. Mas o desempenho não fica por aqui. A instituição regista um progresso assinalável nas métricas de “Ensino” e “Ambiente de Investigação”, com subidas de 41 e 48 lugares, respetivamente. No capítulo da investigação, a Universidade do Algarve atinge a sua melhor classificação de sempre, ocupando agora o 808.º lugar a nível global.
No contexto nacional, onde participaram 16 instituições, a UAlg ocupa a 10.ª posição no ranking THE. A edição de 2026 do ranking, tal como as precedentes, pondera o desempenho das universidades em várias frentes: ensino, investigação, projeção internacional e transferência de conhecimento.
PR/HN



0 Comments