![]()
O homem, que alegadamente fingiu cegueira total durante mais de 50 anos, foi acusado de fraude qualificada, segundo as autoridades italianas.
O suspeito de 70 anos foi visto a utilizar ferramentas perigosas e a escolher fruta num mercado municipal, sendo que o arguido vive na região de Arzignano, na cidade de Vicenza, no norte de Itália.
O arguido “costumava ir ao mercado municipal comprar frutas e legumes de forma totalmente independente, que examinava e selecionava cuidadosamente entre os expostos no balcão, pagando em dinheiro com dinheiro retirado da sua própria bolsa”, indicou a polícia das finanças italiana, a Guardia di Finanza, num comunicado.
Durante mais de dois meses, os agentes da Guardia di Finanza seguiram o suspeito e filmaram-no enquanto realizava diversas tarefas sem assistência e com normalidade, como trabalhos de jardinagem com ferramentas perigosas.
De acordo com o comunicado, o arguido recebia alegadamente assistência pública desde 1972.
O suspeito não tem qualquer deficiência visual, segundo as autoridades.
A investigação teve início através do cruzamento de dados entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INPS), o Instituto Nacional do Seguro de Acidentes (INAIL) e bases de dados da polícia, onde foram detetadas irregularidades nas prestações registadas em nome do homem, sob a condição de cegueira total.
Após a recolha de provas e a realização de um exame médico especializado, o Ministério Público decidiu processá-lo pelo crime de fraude contra o Estado, confirmou o comunicado da polícia.
As autoridades determinaram ainda a suspensão imediata de todos os auxílios que recebia.
A polícia também fez uma inspeção às finanças do homem e descobriu que ele ganhou mais de 200.000 euros de forma ilegal nos últimos cinco anos, sendo que esses anos ainda vão ser verificados pelas autoridades fiscais.
lusa/HN


0 Comments