Moveclinics cresce para 13 unidades com a aquisição do grupo Costa Maia e quer ser referência nacional na reabilitação

14 de Outubro 2025

O grupo Moveclinics, dedicado à medicina física e de reabilitação, aumentou a sua oferta de nove para 13 clínicas com a compra da Costa Maia, tendo como ambição ser “uma referência” no setor, foi hoje revelado.

Em declarações à Lusa, um dos responsáveis pela sociedade gestora CoRe Capital, cujo investimento naquele grupo permitiu a compra do grupo Costa Maia, Pedro Soares David, explicou que aquela aquisição foi uma “operação de consolidação” que tornou o Moveclinics num “novo operador de referência nacional”.

A Moveclinics tem agora três clínicas na região Norte (Porto, Vizela e Oliveira de Azeméis) e nova na área da Grande Lisboa (Odivelas, Loures, Cacém, Mem Martins, Oeiras, Benfica, São Domingos de Benfica e Almada), contando mais de 300 colaboradores.

“Esta é uma operação de consolidação que tem como ambição tornar este grupo [Moveclinics] num dos maiores e mais eficientes grupos nacionais no setor”, referiu Pedro Soares David.

Segundo aquele responsável, “esta operação não é o primeiro movimento de consolidação nesta área, tem havido de outros grupos de saúde e de seguradoras a fazer o mesmo”.

“Um dos propósitos deste nosso fundo [Fundo Core Consolida] é promover precisamente consolidação setorial e achamos que havia aqui uma oportunidade para o fazer”, salientou.

Para o grupo Moveclincs, Pedro Soares David aponta uma rota de crescimento baseada “na combinação entre crescimento orgânico e aquisições adicionais, se entretanto surgirem e forem interessantes”, referindo que a área geográfica a investir “está ainda em aberto”.

Num comunicado enviado sobre a compra do Costa Maia, Pedro Soares David, sublinha que o “impulso de crescimento” que vai ser dado à Moveclinics é um “bom exemplo de consolidação de empresas atomizadas” e da velocidade de execução e de investimento da CoRe.

“Agora a estratégia é continuar a aumentar a escala do grupo, reforçando a sua eficiência e a sua qualidade clínica”, afirma Pedro Soares David.

E continua: “Este investimento responde à crescente procura de cuidados de medicina física e reabilitação, resultante do envelhecimento da população e da procura de cuidados especializados para recuperação pós-operatória e desportiva”.

No mesmo texto, outro dos sócios da Core Capital, Martim Avillez Figueiredo, destaca que o “Fundo CoRe Consolida continua a capitalizar o tecido económico português a ritmo acelerado, demonstrando que as oportunidades de capitalizar PMES portuguesas são muitas e diversificadas”.

Segundo Martim Avillez Figueiredo, a sociedade repete nesta operação o mesmo padrão dos seus investimentos anteriores: “É novamente uma consolidação (…). É novamente uma capitalização: a CoRe aumenta o capital na Moveclinics para que esta cresça através da consolidação com o Grupo Costa Maia”.

O texto salienta ainda que este investimento da Core “mantém os empresários no negócio das respetivas empresas, beneficiando do seu enorme conhecimento e saber-fazer”.

 A CoRe Capital é a sociedade gestora fundada por Nuno Fernandes Thomaz, Martim Avillez Figueiredo, Pedro Araújo e Sá e Pedro Soares David, cujos fundos têm investido na “recuperação de empresas históricas, com peso relevante nas economias locais do Norte e Centro do país e colaboradores com elevado ‘know-how’ nos respetivos setores”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights