IGAS avança com fiscalização à qualidade dos serviços prestados por clínica a uma grávida

15 de Outubro 2025

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje uma fiscalização à qualidade dos serviços prestados a uma grávida por uma clínica privada de Pinhal Novo, onde não terá sido detetada uma malformação numa ecografia morfológica.

O processo de fiscalização foi instaurado por um despacho de 09 de outubro do inspetor-geral e “tem como finalidade verificar o cumprimento das normas por parte da unidade privada de saúde designada Ceraque – Centro de Diagnóstico por Imagem, localizada em Pinhal Novo”, adiantou a IGAS em comunicado.

Esta ação inspetiva vai incidir sobre a qualidade dos serviços prestados pela clínica na interpretação de exames de imagiologia e terá como referência o guia de apoio elaborado pela IGAS em 2020 sobre o cumprimento dos requisitos de funcionamento das unidades privadas que realizam ecografias obstétricas diferenciadas, avançou o comunicado.

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu, desde 2023, oito reclamações referentes ao detentor da Clínica Ceraque, que tem uma unidade em Queluz e outra no Pinhal Novo, onde não terá sido detetada uma malformação grave numa ecografia morfológica.

Segundo uma notícia divulgada pela SIC no início do mês, foi na clínica do Pinhal Novo (Setúbal) que a ecografia morfológica foi feita em 2023, não tendo sido detetada uma malformação grave num feto. O bebé nasceu com a perna direita incompleta.

Questionada pela Lusa, a ERS adiantou que recebeu em 2023 quatro queixas relativas ao detentor das clínicas de Queluz e Pinhal Novo, duas em 2024 e duas já este ano.

Na resposta, a ERS alertou ainda que as reclamações recebidas podem ou não envolver casos passíveis de serem descritos como “negligência médica”, lembrando que se trata de “um tema muito amplo” que envolve diversas situações e que “tornam a sua estratificação complexa”.

A ERS salientou que os profissionais de saúde não estão sujeitos à regulação da Entidade Reguladora da Saúde no que respeita à sua atividade, sendo esta sujeita à regulação e disciplina das respetivas associações públicas profissionais.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Hospital de Castelo Branco exige reclassificação na referenciação pediátrica

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco discorda da sua classificação como Hospital de Nível IB na proposta da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria. A instituição alega que a categorização não reflete a sua capacidade assistencial e já solicitou formalmente uma reclassificação para Nível IIA, invocando uma estrutura pediátrica consolidada e uma oferta diferenciada.

Bupa avança em Portugal com primeira clínica dentária em Gaia

A Bupa inaugurou a sua primeira clínica dentária em Portugal, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia. Com sete gabinetes e tecnologia de ponta, como TAC e scanner intraoral, a abertura marca a expansão do grupo no mercado português, que até agora se dedicava aos seguros de saúde. Iñaki Peralta, CEO para Europa e América Latina, destaca a aposta num modelo de cuidados inovador e personalizado.

Novos fármacos para cancro da mama avançado acentuam dilema no acesso

A abundância de novos medicamentos para o cancro da mama avançado, apresentada na conferência ABC8 em Lisboa, coloca um problema ético e financeiro aos sistemas de saúde. Especialistas, liderados por Fátima Cardoso, receiam que o custo elevado e a falta de comparação direta entre terapias possam agravar as assimetrias no acesso a tratamentos entre países e mesmo dentro das próprias fronteiras nacionais.

Projetos de saúde distinguidos com bolsas de consultoria

A 4ª edição do programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem distingue quatro projetos do SNS. Cada um receberá 50 mil euros em consultoria especializada. A cerimónia de entrega, no dia 18, inclui um debate sobre a aplicação prática dos princípios de Value-Based Healthcare, com a presença de representantes da DGS e de associações de doentes.

Comunicar sem Voz: Uma Resposta Digital ao Silêncio Clínico

A Unidade Local de Saúde de Braga implementou o projeto ‘Comunicar sem Voz’, utilizando a aplicação MagicContact em tablets. A ferramenta permite a doentes submetidos a cirurgias como laringectomias expressarem necessidades e emoções, mitigando a ansiedade e promovendo o seu conforto durante o internamento.

Congresso online sobre saúde da grávida e do bebé regressa em novembro

A décima edição do Baby Health Summit, dedicada à saúde da grávida e do bebé, realiza-se a 22 de novembro, das 10h00 às 13h00, em formato digital e gratuito. Com o tema “O Meu Parto: informação é confiança”, o evento conta com especialistas de pediatria, enfermagem neonatal, direito e biotecnologia, além de interpretação em língua gestual portuguesa

GSK e ViiV Healthcare promovem encontro anual com associações de doentes

A 13.ª edição do Encontro Anual GSK/ViiV Healthcare com Associações de Pessoas com Doença realiza-se a 21 de novembro, no Auditório GSK em Miraflores. O evento, que também será transmitido online, junta especialistas, representantes de doentes e responsáveis políticos para debater temas como equidade no acesso aos cuidados de saúde, segurança no fornecimento de medicamentos e sustentabilidade dos sistemas de saúde. A iniciativa visa capacitar as associações de doentes e fomentar soluções colaborativas num contexto de transformação global.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights