Insónia: neurologistas alertam para soluções falsas e sem eficácia comprovada

15 de Outubro 2025

O Grupo de Estudos sobre Distúrbios do Sono e da Vigília da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) alertou para o aumento de produtos sem validade médica ineficazes para pessoas com insónia, noticiou a Europa Press na terça-feira.

“Embora o crescente interesse pela importância do sono e pelas medidas destinadas a melhorá-lo seja positivo, é cada vez mais comum encontrar afirmações e propostas categóricas sem validade científica, oferecendo muitas vezes soluções falsas ou clinicamente inválidas”, indicou a coordenadora do grupo, neurologista e especialista em medicina do sono, Célia García Malo.

Os tratamentos sem receita médica causam frustração em pessoas com insónia porque muitas vezes não produzem os resultados esperados, segundo a Europa Press.

A insónia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em adormecer, manter o sono durante a noite ou dormir o tempo necessário para garantir o descanso e o bem-estar.

A utilização de tratamentos sem receita médica para a insónia atrasa a procura de ajuda médica adequada e agravam a insónia crónica (durante três meses ou mais), segundo a Europa Press.

Os especialistas da SEN realçaram também a importância das pessoas estarem atentas à publicidade “enganosa” e de não se deixarem “seduzir” por promessas sem base científica.

“A realidade é que nenhum destes produtos se mostrou eficaz no tratamento desta perturbação (insónia). Esta é uma indústria com grande poder de `marketing´ que procura o seu nicho entre aqueles que sofrem deste problema de saúde”, acrescentou Célia García Malo.

Os produtos sem receita médica incluem suplementos e comprimidos, `sprays´, chás, almofadas especiais, máscaras para os olhos com tecnologia integrada, aplicações de meditação, dispositivos eletrónicos, entre outros produtos.

Os especialistas da SEN destacam a necessidade de consultar profissionais de saúde para um diagnóstico e tratamento corretos da insónia, como a terapia cognitivo-comportamental, um tratamento que ajuda os pacientes a voltarem a dormir normalmente.

Segundo o `site´ da empresa de saúde CUF, 28,1% da população com mais 18 anos sofre de sintomas de insónia, pelo menos três noites por semana (nas pessoas com mais de 65 anos, as queixas de insónias chegam aos 50%), com repercussões negativas na saúde e na qualidade de vida.

Em 2022, os portugueses gastaram cerca de 20 milhões de euros em medicamentos não sujeitos a receita médica, noticiou o Jornal de Noticias, em 2023.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights