Inovação em Cardiologia de Intervenção em debate no Porto

16 de Outubro 2025

A 16.ª Reunião Anual da APIC realiza-se em novembro no Porto, focada na partilha de conhecimento e nas mais recentes inovações em Cardiologia de Intervenção. O evento inclui sessões práticas e conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

A 16.ª Reunião Anual da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC está marcada para os dias 20 a 22 de novembro, no Pestana Douro Riverside, no Porto. O encontro, que se afirma como o principal evento nacional do setor, reunirá profissionais de saúde nacionais e internacionais para uma partilha alargada de conhecimentos e experiências clínicas.

Segundo João Silva Marques, presidente desta edição, o programa científico foi construído em torno de três eixos fundamentais: a valorização da excelência nacional, o foco na inovação e um forte componente formativo. “Pretendemos valorizar o que de melhor se faz em Portugal, trazer técnicas e dispositivos inovadores e preparar não só os profissionais de hoje, mas também as gerações futuras”, afirmou, sublinhando a intenção de fortalecer pontes a nível nacional e internacional.

A par da discussão científica, a componente prática ganha particular relevo. Os participantes terão acesso a casos clínicos transmitidos em direto, sessões de simulação e demonstrações técnicas. Um dos novos elementos desta edição será a Training Village, um espaço dedicado à familiarização hands-on com novas tecnologias, destinado a todos os especialistas, independentemente da sua experiência ou área de subespecialização.

A reunião integrará ainda uma sessão conjunta com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, contando com a participação de Salvador Cristóvão e José Airton Arruda. O painel de oradores inclui diversos especialistas de renome, como Adriana Zlahoda-Huzior, Alaide Chieffo, Anantharaman Ramasamy, Ignacio Amat Santos, Jacob Eifer Moller, Jaffar Khan e José Rumoroso.

O evento promove ainda o diálogo da Cardiologia de Intervenção com outras especialidades, como a cirurgia cardíaca e a medicina interna, numa perspetiva de trabalho multidisciplinar.

Para mais informações, consulte: www.reuniaoanualapic.pt

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights