![]()
A Saúde Global é definida como o estado de saúde da população mundial. E, também, como os problemas comuns à generalidade dos países. As pandemias são a manifestação máxima de um problema de saúde global – desde logo, pela sua disseminação geográfica (epidemias globais).
Já a Saúde Planetária corresponde ao impacte do ambiente global (planeta Terra) na saúde da população mundial (Saúde Global). É o caso da poluição atmosférica, uma das maiores ameaças à saúde dos residentes no nosso planeta.
Nos próximos dias 28 a 30 de outubro, vai ter lugar, em Copenhaga, sede da OMS Europa, a 75ª sessão do Comité Regional para a Europa da OMS. Um dos temas em análise será a aprovação de novas estruturas técnicas deslocalizadas (“escritórios”) – às quais incumbe a abordagem, do ponto de vista técnico-científico, de áreas temáticas específicas, com produção de evidência relevante à Saúde Pública europeia.
A propositura das referidas estruturas, por parte dos países integrantes da OMS Europa, pressupõe, muito naturalmente, a existência de competências de base qualitativamente diferenciadoras. Uma vez criados, estes “escritórios” disporão de recursos a uma escala internacional, assumindo-se como plataformas de criação de conhecimento em saúde, essencial à tomada de decisão internacional-europeia e nacional.
O Mundo deve a Portugal novos mundos. Para quando a criação de uma estrutura deste género no nosso País?


0 Comments