Lúcio Meneses De Almeida: Médico assistente graduado de Saúde Pública; Coordenador do Grupo de Trabalho da Ordem dos Médicos para a “One Health”

“Uma só saúde”: do Atlântico insular para o Mundo

10/22/2025

O próximo mês de novembro vai acolher, nos Açores (Lagoa, São Miguel), o Congresso “One Health” do Atlântico. Trata-se de uma iniciativa loco-regional da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Médicos Veterinários, com o patrocínio do Governo Regional dos Açores, que pretende abordar integradamente um tema da maior relevância em Saúde Global.

A “One Health” (“Uma só saúde”) entende a saúde como una e tridimensional. Não se pode falar, isoladamente, em saúde humana, animal ou ambiental, uma vez que interdependentes. Promover a saúde, enquanto resultado pretendido, exige um esforço concertado, transnacional e intersectorial, erradicado do tradicional antropocentrismo.

A “One Health” tem nas zoonoses (doenças primariamente animais) um exemplo paradigmático. Apesar de se dever ao médico veterinário norte-americano Calvin Schwabe (1927-2006) o conceito de “One Health” (ou, mais propriamente, de “One Medicine” – uma só medicina, humana e veterinária), este remonta ao século XIX.

O alemão Rudolf Virchow (1821-1902) introduziu o termo “zoonose” no léxico médico, tendo o canadiano William Osler (1849-1919) enfatizado a relação entre a saúde humana e a saúde animal (“The relation of animals to man”).

De acordo com a OMS, as maiores ameaças à Saúde Global incluem a poluição atmosférica e as alterações climáticas, as pandemias, as resistências aos antimicrobianos e as doenças vetoriais. Trata-se, em todos os casos, de problemas enquadráveis na “One Health” – sendo que, na generalidade, emerge o conceito de Saúde Planetária (ambiente global como determinante da saúde da população mundial).

A Ordem dos Médicos criou, em junho de 2024, o Grupo de Trabalho para a “One Health”. Integrado por médicos de diversas especialidades, este grupo tem vindo a promover um conjunto de iniciativas capacitadoras; dentre estas, destaca-se a organização de um webinar, materializado numa edição PDF de acesso livre (“As ordens e a One Health”).

A abordagem arquipelágica da “One Health” potencia sinergias geográficas e transetoriais. Ao acolher esta iniciativa, a Região Autónoma dos Açores concorre para uma sociedade mais capacitada perante ameaças globais.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights