Açores pagam 250 milhões a fornecedores da saúde e regularizam 200 milhões em atraso

23 de Outubro 2025

O Governo dos Açores já pagou este ano 250 milhões de euros a fornecedores da saúde, incluindo 200 milhões de euros em atraso, anunciou hoje o secretário das Finanças, Duarte Freitas, prometendo “tudo fazer” para manter os pagamentos atualizados.

“Viemos hoje aqui, eu e a senhora secretária [da Saúde], apresentar o resultado de um compromisso. Ao longo deste ano, e até agora, já foram pagos aos fornecedores da saúde regionais mais de 250 milhões de euros, dos quais cerca de 200 eram pagamentos em atraso”, afirmou Duarte Freitas, acompanhado pela secretária regional da Saúde, Mónica Seidi, após uma reunião com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

Desta forma, reforçou, “ao fim de muitos anos”, os fornecedores da saúde regionais estão “com os pagamentos atualizados”.

O secretário regional recordou que estavam em causa dívidas das unidades de saúde de ilha e dos três hospitais da região, notando que existiam pagamentos em atraso desde 2012.

Duarte Freitas salientou, também, o papel do Governo da República, liderado pelo PSD, na regularização dos pagamentos, devido à autorização de transformação de dívida comercial em financeira.

“Esses 200 milhões de pagamentos em atraso que foram recuperados já podiam ter sido em 2024 ou 2023 se os 75 milhões de euros que desde 2022 estavam previstos no Orçamento do Estado tivesse tido os despachos consequentes”, salientou, aludindo à atuação do Governo da República liderado pelo PS.

Apesar do “esforço” financeiro, a regularização dos pagamentos não vai afetar o rácio da dívida pública dos Açores que vai continuar abaixo dos 60% do Produto Interno Bruto, garantiu o secretário regional, que prometeu “fazer tudo” para manter os pagamentos entre 60 e 90 dias.

“Estes pagamentos são feitos a 60 ou 90 dias. É esse o objetivo para o próximo futuro, que vai exigir da parte das Finanças e dos serviços da Saúde um esforço para que não atinjamos circunstâncias como aquelas que aconteceram no passado”, reconheceu.

Em maio, o secretário das Finanças revelou à agência Lusa que o Governo dos Açores se preparava para pagar todas as dívidas a fornecedores na área da saúde, estimando um valor entre 150 a 200 milhões de euros.

Posteriormente, em julho, o Governo Regional assegurou que iria pagar, “até ao final daquele mês, as dívidas a fornecedores na área da saúde.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights