![]()
O evento tem como objetivo angariar fundos para instituições que apoiam a luta contra o cancro feminino e proporcionar um espaço seguro e empoderador para as mulheres, baseado na união e no diálogo, em vez da competição.
Criado em 2024 no País de Gales pelo organizador Huw Williams, que após ser diagnosticado com um cancro neuroendócrino agressivo decidiu lançar a prova, o SheUltra já passou pelo Reino Unido e Itália, reunindo milhares de participantes e angariando mais de 92 mil euros para causas solidárias ligadas ao cancro feminino. Para além do percurso, o evento pretende incentivar conversas abertas sobre o cancro, promovendo a consciencialização e a solidariedade.
A edição portuguesa contará com a presença da escocesa Liz McColgan, atleta olímpica e campeã mundial dos 10 mil metros, que venceu maratonas emblemáticas como Londres, Nova Iorque e Tóquio, e que enfrentou um diagnóstico de cancro da mama em 2010. O SheUltra oferece às participantes um momento exclusivo para se focarem na sua saúde, permitindo que caminhem ou corram juntas, numa causa maior, num ambiente onde podem discutir livremente questões relacionadas com o cancro.
Até ao momento, os eventos SheUltra já doaram 3.000 euros e vão entregar dois manequins de treino para exames mamários ao Centro de Oncologia de Faro, reforçando o compromisso do evento com a prevenção e o apoio direto à comunidade local.
lusa/HN



0 Comments