50 anos do Serviço Médico na Periferia assinalados com sessão no ISCTE

27 de Outubro 2025

Em 2025, assinalam-se cinco décadas do Serviço Médico na Periferia (SMP), uma iniciativa que transformou a saúde em Portugal ao levar cuidados médicos a zonas isoladas e carenciadas do interior do país. Para celebrar este marco, a Fundação para a Saúde – SNS organiza uma sessão pública no dia 30 de outubro, a partir das 14h30, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Criado em 1975, o SMP foi uma resposta pioneira à ausência de médicos e centros de saúde em áreas remotas, mobilizando centenas de jovens médicos recém-formados que aceitaram o desafio de prestar cuidados essenciais onde mais eram necessários. Esta experiência teve um papel decisivo no desenvolvimento do futuro Serviço Nacional de Saúde.

A sessão no ISCTE será aberta por Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora da instituição, e Patrícia Barbosa, Presidente do Conselho de Administração da Fundação para a Saúde. O programa inclui dois painéis que abordam, respectivamente, a importância histórica do SMP entre 1974 e 1982 e as aprendizagens, mudanças e novas perspetivas que o legado do SMP proporciona à saúde pública atual e futura.

O encerramento contará com a presença de Maria de Belém Roseira e do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando a relevância nacional desta iniciativa pioneira.

Ao reunir antigos participantes, investigadores e cidadãos, esta sessão pretende não só recordar uma revolução silenciosa na saúde portuguesa, mas também refletir sobre os desafios que se colocam às novas gerações de profissionais de saúde, inspirando-se no impacto duradouro do Serviço Médico na Periferia

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights