![]()
Este avanço torna o hospital o primeiro no Serviço Nacional de Saúde na área de Lisboa a realizar a Anuscopia de Alta Resolução (AAR), um exame que permite diagnosticar e tratar lesões precursoras de cancro anal.
A Anuscopia de Alta Resolução é um procedimento minimamente invasivo que utiliza imagens de alta definição para observar a região perianal, o canal anal e a junção pavimento-colunar. A técnica identifica lesões associadas ao Vírus do Papiloma Humano (HPV), potenciais precursores do carcinoma anal, mediante coloração com ácido acético e lugol, permitindo a realização de biopsias direcionadas. O exame é realizado em ambulatório, dura entre 20 a 30 minutos e está disponível no âmbito da Consulta de Proctologia do Serviço de Gastrenterologia da ULS Amadora/Sintra, que já realizou nove exames desde o início da implementação em 9 de outubro de 2025.
Além do diagnóstico e tratamento, que pode incluir o recurso a laser para lesões precoces, a técnica favorece a colaboração multidisciplinar entre os serviços de Gastrenterologia, Infeciologia e Ginecologia da ULS, facilitando o rastreio de subgrupos de doentes com maior risco, como homens que têm sexo com homens, pessoas HIV positivas, mulheres com antecedentes de neoplasias do trato genital inferior e transplantados de órgãos sólidos. Estes grupos são aconselhados a realizar rastreios através de citologia anal e pesquisa de HPV de alto risco, com a indicação de AAR nos casos em que se detetam alterações citológicas ou genótipos específicos do vírus.
O cancro anal tem registado um aumento significativo da incidência, apesar de ser menos frequente que outros tipos de neoplasia, o que realça a importância da introdução desta técnica no Hospital de Sintra. A ULS Amadora/Sintra, criada em novembro de 2023 e a maior do país em número de residentes e utentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde, serve cerca de 550 mil habitantes e integra, para além do Hospital de Sintra, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e 45 Unidades de Cuidados de Saúde Primários nos concelhos da Amadora e de Sintra. A instituição tem como missão proporcionar cuidados de saúde de qualidade, personalizados e integrados, com foco na prevenção e tratamento das doenças.
NR/PR/HN



0 Comments