Hospital de Sintra pioneiro em Lisboa na prevenção do cancro anal com técnica inovadora

28 de Outubro 2025

O Hospital de Sintra, unidade da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra (ULS Amadora/Sintra), implementou uma nova técnica inovadora para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro anal, através da aquisição de um equipamento de endoscopia de alta resolução, o Proctostation®. 

Este avanço torna o hospital o primeiro no Serviço Nacional de Saúde na área de Lisboa a realizar a Anuscopia de Alta Resolução (AAR), um exame que permite diagnosticar e tratar lesões precursoras de cancro anal.

A Anuscopia de Alta Resolução é um procedimento minimamente invasivo que utiliza imagens de alta definição para observar a região perianal, o canal anal e a junção pavimento-colunar. A técnica identifica lesões associadas ao Vírus do Papiloma Humano (HPV), potenciais precursores do carcinoma anal, mediante coloração com ácido acético e lugol, permitindo a realização de biopsias direcionadas. O exame é realizado em ambulatório, dura entre 20 a 30 minutos e está disponível no âmbito da Consulta de Proctologia do Serviço de Gastrenterologia da ULS Amadora/Sintra, que já realizou nove exames desde o início da implementação em 9 de outubro de 2025.

Além do diagnóstico e tratamento, que pode incluir o recurso a laser para lesões precoces, a técnica favorece a colaboração multidisciplinar entre os serviços de Gastrenterologia, Infeciologia e Ginecologia da ULS, facilitando o rastreio de subgrupos de doentes com maior risco, como homens que têm sexo com homens, pessoas HIV positivas, mulheres com antecedentes de neoplasias do trato genital inferior e transplantados de órgãos sólidos. Estes grupos são aconselhados a realizar rastreios através de citologia anal e pesquisa de HPV de alto risco, com a indicação de AAR nos casos em que se detetam alterações citológicas ou genótipos específicos do vírus.

O cancro anal tem registado um aumento significativo da incidência, apesar de ser menos frequente que outros tipos de neoplasia, o que realça a importância da introdução desta técnica no Hospital de Sintra. A ULS Amadora/Sintra, criada em novembro de 2023 e a maior do país em número de residentes e utentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde, serve cerca de 550 mil habitantes e integra, para além do Hospital de Sintra, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e 45 Unidades de Cuidados de Saúde Primários nos concelhos da Amadora e de Sintra. A instituição tem como missão proporcionar cuidados de saúde de qualidade, personalizados e integrados, com foco na prevenção e tratamento das doenças.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Alunos de Medicina veem curso da UTAD como válvula de escape

A abertura do curso de Medicina na UTAD, acreditado condicionalmente pela A3ES, é vista pelos estudantes como um alívio para as escolas sobrelotadas. A ANEM exige, porém, garantias de qualidade e investimento em meios como um centro de simulação robusto

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights