Pulmonale e Júlia Pinheiro Alertam para Sinais do Cancro do Pulmão

29 de Outubro 2025

Novembro é o mês dedicado à sensibilização para o Cancro do Pulmão, uma iniciativa que visa alertar para a importância da deteção precoce desta doença, que continua a ser uma das mais letais em Portugal e no mundo. 

Dados recentes indicam que, em Portugal, foram diagnosticados mais de seis mil novos casos em 2022, tornando o cancro do pulmão o quarto tipo de cancro mais comum no país, mas o mais fatal, com mais de cinco mil mortes registadas. Globalmente, este tipo de cancro foi o mais diagnosticado em 2022, com cerca de 2,48 milhões de novos casos e 1,8 milhões de óbitos, e as previsões apontam para um aumento significativo destes números até 2050.

A apresentadora Júlia Pinheiro associou-se à Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, numa campanha apoiada pela Accord Healthcare, para alertar a população para os sinais de alerta do cancro do pulmão. Júlia Pinheiro destacou que muitos sintomas, aparentemente banais, devem ser levados a sério, pois a deteção precoce pode fazer a diferença entre um diagnóstico em fase inicial ou avançada. Os sintomas mais frequentes incluem tosse persistente, falta de ar, presença de sangue na expetoração, febre, fadiga e perda de peso inexplicável.

Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale, sublinhou o impacto devastador do cancro do pulmão nos doentes e nas suas famílias, referindo que esta é uma das formas mais agressivas de cancro e que afeta não só a saúde física, mas também o bem-estar emocional e a qualidade de vida. A responsável apelou para a necessidade de a sociedade compreender a gravidade da doença e a importância de atuar preventivamente. Isabel Magalhães salientou ainda que o estigma associado ao cancro do pulmão, muitas vezes relacionado com o tabagismo, não deve impedir que as pessoas procurem ajuda médica e participem nos rastreios que se esperam vir a ser disponibilizados em breve.

A deteção precoce é apontada como a intervenção mais eficaz para salvar vidas e para reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde a longo prazo. Estima-se que o cancro do pulmão representará um custo económico global superior a três mil milhões de euros entre 2020 e 2050. Para além da deteção, a prevenção passa pela adoção de estilos de vida mais saudáveis, como deixar de fumar ou nunca começar, evitar o fumo passivo e a exposição a substâncias tóxicas, e manter hábitos que fortaleçam o sistema respiratório. É importante destacar que o cancro do pulmão não afeta apenas fumadores, pois pessoas que nunca fumaram também podem desenvolver a doença, pelo que a vigilância dos sinais de alerta é fundamental para toda a população, independentemente do historial de tabagismo.

A Pulmonale é uma associação sem fins lucrativos que reúne profissionais de saúde, doentes e público em geral, com foco na literacia em saúde, prevenção e diagnóstico precoce, bem como no acesso equitativo a tratamentos adequados e oportunos. A Accord Healthcare, empresa farmacêutica global com presença na Europa desde 2008, tem vindo a investir no desenvolvimento de medicamentos genéricos, biossimilares e moléculas inovadoras, especialmente na área da oncologia, estando presente em 45 países europeus e fornecendo medicamentos a cerca de 85 países em todo o mundo

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights