Taxa de cobertura de médicos de família na Terceira ultrapassa os 90%

29 de Outubro 2025

A taxa de cobertura de médicos de família na ilha Terceira ultrapassou pela primeira vez os 90%, atingindo os 92%, anunciou hoje a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi. A responsável reuniu-se com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) e participou na assinatura de contratos com três novos médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar.

Dois dos médicos irão prestar serviços na Praia da Vitória, elevando a taxa de cobertura nesta zona para 94%, enquanto um ficará em Angra do Heroísmo, onde a cobertura agora atinge 90%. A secretária regional revelou ainda que atualmente existem 12 internos em formação, com dois a concluir o seu estágio em 2026. “Queremos tratar do procedimento concursal com celeridade, sendo que ainda durante este ano vamos abrir mais um procedimento para um interno que terminou a semana passada”, afirmou Mónica Seidi.

Além do reforço dos recursos humanos, Mónica Seidi destacou o aumento da atividade assistencial na ilha Terceira, com progressos em áreas como consultas médicas, consultas de enfermagem, sessões de fisioterapia e exames de raio-x.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), serão adquiridas 17 viaturas para a USIT, num investimento próximo de um milhão de euros, com o objetivo de melhorar os cuidados de proximidade na ilha Terceira

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

Resistência aos antibióticos causa 35 mil mortes anuais na Europa

A resistência aos antibióticos é responsável por mais de 35 mil mortes por ano na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, segundo estimativas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Este fenómeno continua a aumentar, representando um grave desafio para a saúde pública na Europa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights