ULS da Cova da Beira recupera acreditação internacional de qualidade

30 de Outubro 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira recuperou a acreditação internacional de qualidade atribuída pela Joint Commission International (JCI), garantindo o selo máximo de qualidade como centro médico académico.

“Este resultado marca o regresso da ULS da Cova da Beira ao restrito grupo de instituições de saúde portuguesas acreditadas pela JCI, confirmando o empenho, a resiliência e a dedicação de todas as suas equipas na consolidação de uma cultura de qualidade, segurança e melhoria contínua”, explicou, em comunicado, aquela unidade de saúde pública.

Esta acreditação é válida até setembro de 2028 e “representa apenas o primeiro passo de um caminho contínuo rumo à excelência”.

“Somos SNS [Serviço Nacional de Saúde] e, como tal, somos o grande prestador de cuidados de saúde em Portugal”, afirmou o presidente da ULS da Cova da Beira, João Marques Gomes.

Este responsável sublinhou ainda que, mais do que um selo de qualidade, esta acreditação representa um referencial de confiança e segurança para doentes, profissionais e comunidade em geral, consolidando a ULS da Cova da Beira como referência nacional e internacional em qualidade clínica e académica.

No âmbito deste processo de avaliação internacional, foram analisados mais de 1.300 parâmetros, distribuídos por três áreas: padrões centrados no doente, padrões de gestão das organizações de saúde e padrões específicos de Centro Médico Académico.

Os auditores da JCI confirmaram o cumprimento rigoroso das normas internacionais de qualidade, destacando as boas práticas observadas na prestação de cuidados aos doentes, na investigação e ensino das ciências da saúde e na gestão organizacional da instituição.

“A ULS da Cova da Beira orgulha-se de ter sido a primeira e, até ao momento, a única unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a integrar a dimensão de ensino e investigação científica que distingue o Academic Medical Center Hospital Program, o mais elevado nível de acreditação internacional atribuído pela JCI”.

Esta unidade de saúde pública, com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, já tinha obtido esta certificação que vigorou entre julho de 2021 a julho de 2024.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights