Lundbeck e Contera unem-se no desenvolvimento de fármacos neuronais

31 de Outubro 2025

A farmacêutica Lundbeck e a biotecnológica Contera Pharma estabeleceram uma parceria de investigação para acelerar o desenvolvimento de medicamentos baseados em RNA para doenças neurológicas graves, combinando experiência em neurociência com plataformas de descoberta de oligonucleótidos

A Lundbeck e a Contera Pharma anunciaram uma colaboração estratégica para impulsionar a descoberta de medicamentos inovadores dirigidos ao RNA, destinados a doenças neurológicas graves com necessidades médicas por satisfazer. Esta aliança visa acelerar o desenvolvimento de oligonucleótidos terapêuticos, aproveitando a vasta experiência da Lundbeck em neurociência e as plataformas tecnológicas da Contera, como AttackPoint discovery®, OligoDisc® e SpliceMatrix®.

A parceria insere-se na estratégia da Lundbeck para reforçar o seu pipeline de investigação, incorporando externamente inovações científicas. Ao integrar terapias de RNA no seu portfólio, a empresa pretende consolidar a sua posição na vanguarda da saúde cerebral e explorar novas vias para combater a neurodegeneração. Tarek Samad, vice-presidente sénior e diretor de investigação da Lundbeck, sublinhou que a colaboração permite expandir o pipeline com candidatos dirigidos ao RNA, que poderão originar tratamentos completamente novos para condições neurológicas atualmente com opções limitadas.

Klaus Simonsen, vice-presidente e diretor de Investigação Externa e Inovação da Lundbeck, enfatizou o papel das parcerias precoces na construção de um ecossistema interligado de especialistas em neurociência e tecnologia. A adoção da terapia com RNA através da Contera surge como um passo decisivo para manter o ritmo do progresso científico na área.

Do lado da Contera, a empresa aplicará as suas plataformas de descoberta de RNA na identificação e optimização de terapias com potencial para modificar a progressão de doenças. A colaboração concede à Lundbeck a opção de avançar com candidatos promissores para fases clínicas avançadas e comercialização global. Nos termos do acordo, a Contera receberá um pagamento inicial e financiamento para a investigação, tornando-se ainda elegível para montantes adicionais consoantes marcos pré-clínicos, clínicos, regulatórios e comerciais, além de royalties sobre vendas.

Søren Vestergaard Rasmussen, diretor científico da Contera, salientou que a colaboração evidencia a solidez da plataforma de RNA da empresa e a sua capacidade de traduzir ciência avançada em terapias transformadoras. Thomas Sager, diretor executivo, acrescentou que o acordo valida o motor de descoberta da Contera e acelerará a missão de fornecer medicamentos inovadores, criando sinergias com a Lundbeck para explorar o potencial dos oligonucleótidos.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estado aumentou despesa em análises clínicas para 244 milhões de euros em 2024

O Estado português despendeu cerca de 244 milhões de euros em análises clínicas ao longo de 2024, refletindo um aumento de 4,1% face ao ano anterior, conforme dados divulgados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS). Este crescimento sucede a uma forte redução de 36% ocorrida entre 2022 e 2023, quando os custos passaram de aproximadamente 368 milhões para 235 milhões de euros.

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights