![]()
Yann Orsi é o novo Diretor-Geral da Servier Portugal, tomando as rédeas da filial portuguesa do grupo farmacêutico francês. A sua chegada a Lisboa marca um novo capítulo para a empresa, que por cá se instalou em 1964, consolidando-se como filial em 1978.
Orsi não é um rosto desconhecido no universo Servier. A sua ligação à casa começou em 2015, com funções na estratégia de marketing global. Mais tarde, como Deputy Regional Operations Manager, o executivo acabou por travar uma relação próxima com os destinos da equipa portuguesa, um conhecimento que agora lhe será precioso. A direção da subsidiária suíça, cargo que ocupava desde 2023, serviu-lhe de rampa de lançamento para esta nova responsabilidade.
A sua biografia profissional desenhou-se inicialmente fora do grupo. Arrancou na Janssen, nos domínios das Vendas e Marketing, e depois palmilhou vários cargos de chefia no complexo campo da Oncologia, primeiro na Merck e mais tarde na Celgene. É um percurso que lhe granjeou um olhar abrangente sobre o negócio.
Academicamente, Yann Orsi traz na bagagem um Mestrado em Ciências, Biologia e Engenharia Bioquímica pela Université Pierre et Marie Curie, em Paris. A esta formação juntou um Mestrado em Gestão da Saúde e Marketing pela conceituada HEC Paris.
“É com um enorme sentido de responsabilidade que aceito liderar a equipa da Servier Portugal, cuja energia e cultura única tornam cada dia verdadeiramente inspirador”, confessou Orsi. O diretor sublinhou ainda que o trabalho se fará “com compromisso e colaboração”, mantendo sempre “os interesses dos doentes no centro” de toda a ação da empresa. O objetivo, frisou, passa por “continuar a melhorar a saúde e a qualidade de vida” das pessoas, algo que exige reforçar o “impacto positivo criado diariamente”.
Yann Orsi sucede assim a Frédéric Bengold, que tinha assumido a liderança da filial portuguesa em outubro de 2020. A empresa, que se define como governada por uma fundação sem fins lucrativos, emprega atualmente cerca de 150 pessoas em Portugal. A sua atividade concentra-se em áreas como Hipertensão, Diabetes, Insuficiência Cardíaca, Depressão e Oncologia, onde desenvolve soluções para cancros como o Colorretal, Gástrico ou Pancreático.
PR/HN



0 Comments