FNAM reivindica valorização e cumprimento da lei para médicos civis na Defesa Nacional

5 de Novembro 2025

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) reuniu-se no dia 4 de novembro com o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, para discutir a situação dos médicos civis que exercem funções no Ministério da Defesa Nacional (MDN). 

A reunião centrou-se na transição e nos efeitos remuneratórios relacionados com a aquisição do grau de Consultor, destacando o incumprimento da lei que regula a carreira médica, especialmente no Hospital das Forças Armadas (HFAR), nos polos do Porto e de Lisboa.

A FNAM denunciou que existem médicos civis com o grau de Consultor que deveriam estar enquadrados na categoria de Assistente Graduado, mas que continuam a receber o vencimento correspondente à categoria de Assistente. Esta situação foi qualificada pela FNAM como uma “injustiça flagrante” e uma violação do direito à progressão na carreira. A Federação reafirmou ainda a necessidade urgente de iniciar a revisão do Acordo Coletivo de Trabalho que abrange estes profissionais.

O Secretário de Estado Álvaro Castelo Branco mostrou-se disponível para avaliar a situação e apresentar uma resposta à FNAM.

A FNAM salientou que, numa altura em que o Governo de Luís Montenegro prepara cortes no Serviço Nacional de Saúde, mas anuncia reforços significativos no investimento em Defesa, com o objetivo de atingir 2% do PIB em despesas militares e um aumento de mil milhões de euros, é essencial que os médicos civis que servem o país nas estruturas militares vejam o seu trabalho valorizado e respeitado.

A Federação alertou que, sem progressão na carreira e sem condições justas, estes médicos acabam por abandonar o HFAR, exigindo com firmeza a valorização da carreira médica e a justiça salarial para os médicos, incluindo aqueles que exercem funções sob a tutela do Ministério da Defesa Nacional.

A Comissão Executiva da FNAM, liderada por Joana Bordalo e Sá, emitiu esta posição no dia 5 de novembro de 2025

NR/FNAM/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

Menezes exige esclarecimentos à ministra da Saúde sobre futuro da ULS Gaia/Espinho

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, desafiou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a esclarecer os planos para a ULS Gaia/Espinho, manifestando oposição a eventuais medidas de desvalorização da oferta de saúde. Em publicação nas redes sociais, o autarca alertou para a necessidade de tranquilizar autarcas, profissionais e cidadãos, sublinhando a importância de valorizar o maior centro hospitalar a sul do Porto.

Médicos aderem à greve geral em defesa do SNS e contra pacote laboral

Os médicos representados pela Fnam vão parar a 11 de dezembro, juntando-se à greve geral convocada contra as medidas do Governo. A decisão, tomada por unanimidade no congresso da federação, enquadra-se numa luta mais ampla por melhores salários e condições, bem como na defesa intransigente de um SNS público. A presidente da organização criticou veementemente a visão da ministra da Saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights