![]()
“Estamos a adquirir quatro helicópteros Black Hawk entregues até ao final de agosto de 2026 e que serão utilizados no apoio a emergência médica em Portugal”, afirmou Nuno Melo. O ministro destacou que esta iniciativa permitirá dotar o Estado de um meio adicional para ser disponibilizado aos portugueses em situações de emergência médica. Esta medida surge na sequência da utilização, ao longo deste ano, da Força Aérea para garantir o transporte de emergência, uma solução transitória devido à impossibilidade da empresa Gulf Med iniciar a operação em 1 de julho, conforme o contrato assinado com o INEM.
Na sua intervenção, que marcou também a sua posição como presidente do CDS-PP, Nuno Melo referiu ainda o aumento significativo da verba destinada às Forças Nacionais Destacadas, que subirão para 148 milhões de euros – o que representa um acréscimo de 58,4% face ao estimado para este ano e quase o dobro do valor inicialmente orçamentado para 2025. O ministro antecipou que, em 2026, os militares portugueses estarão envolvidos em 43 missões e 62 empenhamentos.
Esta aquisição representa um reforço estratégico para a capacidade de resposta do sistema de emergência médica nacional, integrando meios militares que complementam os recursos civis disponíveis, numa perspetiva de maior resiliência e eficácia no socorro a cidadãos em situações críticas
lusa/HN



0 Comments