II Encontro Nacional da FEDRA Doenças Raras 2025 reúne especialistas para debater avanços no tratamento e inclusão

5 de Novembro 2025

A Federação Nacional das Doenças Raras em Portugal (FEDRA) organiza no próximo dia 8 de novembro a segunda edição do Encontro Nacional da FEDRA Doenças Raras 2025, que terá lugar na NOVA Medical School, em Lisboa, a partir das 9h00. 

O evento pretende reunir profissionais de saúde, especialistas em educação, investigadores, representantes de associações e membros da comunidade para discutir os principais desafios e avanços no tratamento e inclusão das pessoas com doenças raras em Portugal.

Joaquim Brites, presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) e moderador do encontro, destaca a importância do evento: «É um prazer participar neste encontro, que simboliza a presença ativa da Associação Portuguesa de Neuromusculares enquanto Instituição ligada ao mundo das doenças raras. Continuamos a nossa missão de divulgar as doenças raras, apoiar os seus portadores, familiares e cuidadores, sensibilizar a comunidade e as autoridades por melhores condições de vida para estas pessoas».

O programa do encontro inclui intervenções de especialistas de várias áreas, que abordarão temas centrais para o futuro das doenças raras em Portugal. Entre as apresentações confirmadas estão a «Acessibilidade ao Medicamento Órfão», pela Dr.ª Susana Duarte, da Direção de Avaliação das Tecnologias de Saúde (DATS) do Infarmed; «Custos e benefícios dos cuidados de saúde prestados aos doentes raros», pela Dr.ª Carla Oliveira, investigadora do i3S da Universidade do Porto; «O nó da inclusão: estratégias e respostas aos desafios da diversidade na escola», pelo Prof. José Patrício, diretor do Agrupamento de Escolas Terras de Larus; e «Investigação científica em doenças raras», pela Dr.ª Patrícia Maciel, diretora do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do preenchimento do formulário, disponível no seguinte link: II Encontro Nacional da FEDRA DOENÇAS RARAS 2025

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights