Profissionais de saúde reúnem-se nos XXIV Colóquios de Neurologia Garcia de Orta

12 de Dezembro 2025

O Serviço de Neurologia da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) promove, no próximo dia 23 de janeiro, a 24.ª edição dos Colóquios de Neurologia Garcia de Orta, que este ano decorrem sob o tema “Estilo de Vida em Neurologia”.

O encontro terá lugar no Hotel TRYP Lisboa Caparica Mar, na Costa de Caparica, reunindo profissionais de saúde de diferentes áreas para uma reflexão aprofundada sobre a influência dos estilos de vida na saúde neurológica ao longo do ciclo de vida.

Com uma longa tradição na formação contínua e na partilha de conhecimento científico, os Colóquios de Neurologia Garcia de Orta afirmam-se como um espaço privilegiado de atualização clínica e de debate multidisciplinar, promovendo a articulação entre a Neurologia e outras especialidades médicas e não médicas. A edição deste ano centra-se na crescente evidência científica que relaciona fatores como alimentação, atividade física, sono, saúde mental, comportamentos aditivos e contextos sociais com a prevenção, evolução e prognóstico das doenças neurológicas.

O evento é dirigido principalmente a profissionais da área da Neurologia, mas destina-se igualmente a médicos de outras especialidades hospitalares, médicos de Medicina Geral e Familiar e a todos os profissionais de saúde interessados na abordagem integrada da pessoa com doença neurológica. A organização destaca, ainda, a participação ativa de áreas fundamentais para o acompanhamento destes doentes, nomeadamente Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Musicoterapia, reforçando a importância de uma resposta clínica centrada na pessoa e baseada no trabalho em equipa.

Ao longo do dia, o programa científico irá abordar diferentes dimensões do estilo de vida com impacto na saúde do sistema nervoso, promovendo uma visão transversal que integra prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. A iniciativa pretende, assim, contribuir para a melhoria das práticas clínicas, incentivar a adoção de estratégias de promoção da saúde e fomentar a colaboração entre profissionais de diferentes contextos assistenciais.

O programa completo dos XXIV Colóquios de Neurologia Garcia de Orta encontra-se disponível online, sendo possível efetuar a inscrição através da plataforma indicada pela organização.

inscreva-se AQUI.

PR/HN/AL

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM alerta: Decreto-Lei das urgências regionais ameaça cuidados de proximidade

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denuncia que o Decreto-Lei recentemente publicado pelo governo de Montenegro, que trata da concentração das urgências regionais, representa um ataque aos cuidados de proximidade aos cidadãos e coloca em risco grávidas, recém-nascidos e utentes em todo o país.

Correia de Campos apela ao PS: votem em Gouveia e Melo

Num discurso inflamado em Oeiras, o antigo ministro socialista Correia de Campos apelou aos eleitores do PS para rejeitarem a disciplina partidária e votarem no candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo

CPAS mantém regime obrigatório e afasta hipótese de adesão à Segurança Social

A Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores não permitirá a transferência dos seus beneficiários para a Segurança Social. O presidente reeleito, Victor Alves Coelho, justificou que uma saída em massa poria em risco o pagamento das pensões atuais. Foram anunciadas novas medidas de flexibilidade contributiva

Cova da Beira reduz em 88% as cirurgias com espera superior a um ano

A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira resolveu 96% das cirurgias pendentes do final de 2024 e reduziu em 88% o número de utentes que esperavam há mais de um ano por intervenção. A lista global de espera cirúrgica diminuiu 27% durante 2025, apesar do ingresso de mais de 2.300 novos casos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights