Neurocirurgiões moçambicanos distinguidos no Dubai por trabalhos científicos

16 de Dezembro 2025

Sete médicos neurocirurgiões moçambicanos foram distinguidos no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pela apresentação de cinco trabalhos científicos, anunciou hoje o Hospital Central de Maputo (HCM).

Na nota publicada pelo HCM na sua página do Facebook refere-se que, dos sete médicos, seis estão afetos àquela unidade hospitalar e um ao Hospital Central de Nampula (HCN), no norte de Moçambique.

“O feito ocorreu durante o 19.º Congresso Mundial de Neurocirurgia [WFNS 2025 na sigla em inglês], realizado de 01 a 05 de dezembro (…), um evento que juntou a comunidade neurocirurgiã global e que serviu para explorar avanços inovadores, trocar ideias e conectar-se com renomados especialistas do mundo”, lê-se na nota do HCM.

Na mesma nota acrescenta-se que a equipa moçambicana conquistou o primeiro lugar em número de trabalhos científicos apresentados a nível do continente africano e o segundo lugar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ficando atrás apenas do Brasil.

Os trabalhos científicos apresentados no congresso pelos médicos moçambicanos incluíram uma apresentação oral intitulada “Perfil epidemiológico e falhas no tratamento de lesões medulares cervicais”.

Os profissionais apresentaram também informações sobre o diagnóstico por imagem e implicações cirúrgicas em lesões medulares toracolombares, caracterização clínico-cirúrgica de pacientes adultos com hidrocefalia no HCM, perfil clínico e cirúrgico de infeções supurativas intracranianas no sul de Moçambique, e traumatismo vertebro-medular em contexto de poucos recursos em Moçambique.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM alerta: Decreto-Lei das urgências regionais ameaça cuidados de proximidade

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denuncia que o Decreto-Lei recentemente publicado pelo governo de Montenegro, que trata da concentração das urgências regionais, representa um ataque aos cuidados de proximidade aos cidadãos e coloca em risco grávidas, recém-nascidos e utentes em todo o país.

Correia de Campos apela ao PS: votem em Gouveia e Melo

Num discurso inflamado em Oeiras, o antigo ministro socialista Correia de Campos apelou aos eleitores do PS para rejeitarem a disciplina partidária e votarem no candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo

CPAS mantém regime obrigatório e afasta hipótese de adesão à Segurança Social

A Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores não permitirá a transferência dos seus beneficiários para a Segurança Social. O presidente reeleito, Victor Alves Coelho, justificou que uma saída em massa poria em risco o pagamento das pensões atuais. Foram anunciadas novas medidas de flexibilidade contributiva

Cova da Beira reduz em 88% as cirurgias com espera superior a um ano

A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira resolveu 96% das cirurgias pendentes do final de 2024 e reduziu em 88% o número de utentes que esperavam há mais de um ano por intervenção. A lista global de espera cirúrgica diminuiu 27% durante 2025, apesar do ingresso de mais de 2.300 novos casos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights