![]()
A Bluepharma acaba de se tornar na primeira empresa da indústria farmacêutica em Portugal a receber a certificação “efr – Conciliação Familiar e Laboral”. Este selo, reconhecido pelas Nações Unidas e pelo programa Interreg Europe como uma boa prática, distingue organizações que implementam políticas concretas para harmonizar a esfera profissional com a familiar e pessoal dos colaboradores.
Para a empresa sediada em Coimbra, a distinção surge como o corolário de um percurso que tem vindo a tentar colocar, não sem alguns desafios internos, as pessoas no centro da sua estratégia. O modelo efr funciona como um sistema de gestão pioneiro, sujeito a auditoria, que certifica a adoção de práticas avançadas no domínio da responsabilidade social interna.
Na visão do Chairman da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo, o certificado ajusta-se de forma natural aos valores do grupo. “Oferece-nos a oportunidade de melhoria contínua na gestão de pessoas, que reconhecemos serem o nosso ativo mais importante”, afirmou. Rebelo sublinhou ainda que a promoção desta conciliação é, para a empresa, “uma questão de responsabilidade social, voltada para as nossas pessoas”, mas também um fator estratégico que pode catalisar o desenvolvimento sustentável e a competitividade.
A obtenção do certificado efr surge num momento de expansão consolidada do grupo. Com quase 25 anos de atividade, a Bluepharma transformou-se de uma unidade industrial com 58 colaboradores a operar para o mercado nacional num grupo económico que criou 20 empresas e emprega cerca de 650 pessoas. Possui delegações em Angola, Moçambique e nos Estados Unidos e exportou, no ano de 2024, mais de 89% da sua produção para mais de 40 países.
A sua atividade, desenvolvida também através de empresas participadas, abrange toda a cadeia de valor do medicamento, desde a investigação e desenvolvimento até à comercialização. O caminho até esta certificação internacional, segundo fontes próximas do processo, implicou uma revisão de políticas internas e um esforço de adaptação que agora é publicamente validado.
PR/HN/MM



0 Comments