![]()
A iniciativa decorreu durante a manhã e foi promovida pela Misericórdia de Vila Franca de Xira, em parceria com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria e com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP. Durante a sessão foram inscritos 31 dadores, dos quais seis deram sangue pela primeira vez, tendo sido recolhidas 27 unidades de sangue consideradas válidas.

O presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria, Nuno Caroça, que acompanhou toda a colheita, afirmou que “os resultados desta Colheita de Sangue foram extremamente positivos”.
Em menos de um mês, esta foi a segunda sessão de dádiva de sangue realizada no Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira. No conjunto das duas ações, participaram 57 dadores, dos quais 12 realizaram a sua primeira dádiva, o que corresponde a 21% do total. De acordo com Nuno Caroça, “esta foi a quarta Dádiva organizada nestas instalações, desde 2025. Portanto, estes resultados demonstram uma estabilidade na presença de Dadores. Para além disso, os novos 12 Dadores que compareceram, hoje e no dia 20 de dezembro, indicam que o esforço enorme de divulgação das nossas entidades está a ser eficaz. Estamos todos de parabéns”.
A colheita decorreu nas instalações da Clínica FisioCampus, onde foi recentemente inaugurada a galeria de arte Campus 7 Art, localizada no corredor de acesso à clínica. Alguns dadores participaram em visitas guiadas à exposição patente no espaço após a dádiva de sangue. Segundo Rita Caré, responsável pelo Gabinete de Comunicação da Misericórdia de Vila Franca de Xira, “alguns Dadores aceitaram o desafio da nossa Equipa e fizeram breves visitas guiadas a seguir à sua Dádiva, demonstrando o seu agrado pela estética e qualidade das obras da autoria de Adão Conde, incluídas na exposição Shades of Dance/Sombras da Dança”.
A diretora técnica do Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira, Cristina Oliveira, sublinhou igualmente o envolvimento dos participantes na vertente cultural e solidária associada à iniciativa, referindo que “os visitantes mostraram enorme interesse e entusiasmo pelos objetivos de Beneficência futura que caracterizam a galeria Campus 7 Art”. A responsável explicou ainda que “as obras expostas serão leiloadas para uma entidade sem fins lucrativos dedicada à área da infância”, acrescentando que o resultado do leilão “será um donativo para uma entidade sem fins lucrativos dedicada a crianças”.

Cristina Oliveira deixou também um agradecimento expresso a todos os participantes, salientando o esforço realizado num dia de condições meteorológicas adversas, ao afirmar que agradece “a todos os que se deslocaram, num sábado de muito frio, para salvarem vidas com a sua Dádiva”.
A Misericórdia de Vila Franca de Xira manifestou ainda o seu agradecimento aos meios de comunicação social e às respetivas equipas pelo apoio continuado na divulgação das colheitas de sangue organizadas desde 2025 no Campus de Saúde, considerando que essa divulgação tem sido determinante para o aumento da participação de dadores benévolos.
NR/HN/AL



0 Comments