![]()
A visita da delegação saudita, chefiada por Alwalid Albatan, ao Grupo Tecnimede não se ficou por uma mera troca de cartões de visita. Nos escritórios da maior empresa farmacêutica portuguesa, o vice-presidente Miguel Ruas desdobrou perante os representantes do conselho bilateral a experiência internacional da companhia, com particular ênfase na sua capacidade de produção e no histórico de conformidade com as rigorosas normas regulamentares europeias. Ruas apresentou inclusive um esboço do plano estratégico que a Tecnimede está a desenhar para a Arábia Saudita, cujo objetivo passará por estabelecer operações diretas no território até 2028, desde que verificada a necessária convergência nos aspetos regulamentares.

Alwalid Albaltan, Chefe da Delegação Saudita
As conversas, que contaram também com a presença do presidente do Conselho Empresarial Portugal-Arábia Saudita, Abílio Alagôa da Silva, aprofundaram o know-how da empresa em investigação, desenvolvimento e formulação. Do outro lado da mesa, os representantes sauditas demonstraram especial interesse na forma como o percurso da Tecnimede poderia servir de alavanca a um dos eixos centrais da Visão Saudita 2030: o ambicioso Programa de Transformação do Setor da Saúde, que visa fomentar a inovação e desenvolver indústrias de saúde de alto valor dentro do reino. O alinhamento de objetivos, soube-se, foi considerado robusto pelas partes.
O ritmo dos próximos passos parece ganhar contornos mais definidos. Está já prevista uma visita de uma equipa da Tecnimede à Arábia Saudita, numa jornada que incluirá contactos diretos com entidades governamentais relevantes. Esses encontros, considerados capitais, terão como missão destravar questões de enquadramento regulamentar e pavimentar o caminho para a efetiva entrada da empresa num mercado que se quer de parceria de longo prazo. O clima, garantem fontes próximas do processo, é de otimismo cauteloso, mas a data de 2028 paira no horizonte como um marco tangível para todos os envolvidos.
PR/HN/MM



0 Comments