Caminha institui residência partilhada municipal para idosos isolados e em carência económica

21 de Janeiro 2026

A Câmara de Caminha aprovou um regulamento que cria um regime de residência partilhada em habitações municipais, destinado a idosos dependentes e desacompanhados que estejam em isolamento ou sem capacidade financeira para um alojamento de mercado

O novo regulamento municipal estabelece que o acesso ao regime depende de uma declaração médica que comprove a autonomia do candidato para tarefas domésticas básicas e cuidados de higiene pessoal.

O documento, aprovada pela Assembleia Municipal a 29 de dezembro do ano passado, é explícito nos requisitos. Além da autonomia, a declaração terá de atestar “saúde física e condições de mobilidade sem auxílio de terceira pessoa” e uma saúde mental que não apresente diagnóstico de patologias comportamentais, “designadamente relacionadas com adições ou outros que previsivelmente desaconselhem a convivência” com estranhos. A ideia, sublinha o texto, é evitar situações que comprometam a dinâmica de partilha do alojamento.

Podem candidatar-se apenas indivíduos isolados, residentes no concelho há, no mínimo, dois anos consecutivos. Fica excluído quem, nos dois anos anteriores ao pedido, tenha recusado qualquer apoio habitacional concedido pelo município. O número de casas disponíveis para este fim será fixado pela autarquia, sendo que a falta de vagas é motivo suficiente para a não atribuição do apoio.

Cada beneficiário usufrui de um quarto – de fruição exclusiva ou partilhada – e utiliza os espaços comuns da habitação, que é propriedade municipal. O modelo inclui um “apoio social permanente” prestado pelos serviços municipais. As despesas com serviços como água e eletricidade, caso existam contratos individuais, serão repartidas de forma proporcional entre todos os ocupantes.

A contrapartida financeira a pagar pelos utilizadores, bem como as suas atualizações, é definida no regulamento. O apoio tem uma duração inicial de dois anos, renovável automaticamente por períodos anuais, salvo oposição de qualquer das partes com uma antecedência de 90 dias.

Esta modalidade de residência partilhada insere-se no Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal de Caminha, que prevê também outras formas de apoio, como a renda apoiada. O executivo camarário, liderado por Miguel Alves, aprovou a proposta em reunião de 3 de dezembro de 2025, tendo o documento sido publicado esta terça-feira em Diário da República.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bactéria hospitalar C. diff esconde-se no intestino e escapa a desinfetantes

Quase meio milhão de americanos são afetados anualmente por infeções por Clostridioides difficile, uma bactéria que provoca diarreia severa e inflamação do cólon potencialmente fatal. Investigadores da Tufts University desenvolveram duas abordagens complementares para perceber como o microrganismo coloniza o intestino, forma esporos resistentes e escapa aos tratamentos convencionais, abrindo caminho a terapias mais dirigidas

FMUP recebe conferência de consenso sobre Agenda Nacional de Inteligência Artificial

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe, no dia 13 de março, às 14h30, no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP), a Conferência de Consenso sobre Agenda Nacional de Inteligência Artificial, iniciativa que reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir os enquadramentos técnico, ético, jurídico e organizativo da aplicação da inteligência artificial na medicina e no sistema de saúde.

Marcelo destaca papel dos psicólogos ao condecorar ex-bastonário

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o ex-Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, com o grau de comendador da Ordem do Mérito, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém, em Lisboa, na sexta-feira, 6 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights