Dia Mundial do Cancro: urgência na prevenção e diagnóstico precoce do cancro do pulmão

2 de Fevereiro 2026

No Dia Mundial do Cancro, celebrado a 4 de fevereiro, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta para a persistência do cancro do pulmão como a principal causa de morte por cancro em Portugal e no mundo.

Segundo dados do Global Cancer Observatory (GLOBOCAN 2022), foram diagnosticados cerca de 5.400 novos casos em Portugal no último ano, abrangendo ambos os sexos e todas as idades, o que evidencia a dimensão deste problema de saúde pública no país.

A elevada mortalidade associada ao cancro do pulmão deve-se, em grande parte, à ausência de programas de rastreio populacional amplamente implementados em Portugal, o que resulta em diagnósticos tardios e reduz as possibilidades de tratamento curativo. Esta doença é frequentemente silenciosa nas fases iniciais, apresentando sintomas inespecíficos ou apenas manifestando sinais já indicativos de doença avançada, o que dificulta a deteção precoce. Adicionalmente, o cancro do pulmão tem um comportamento biológico agressivo e uma elevada capacidade de disseminação precoce, especialmente em doentes mais jovens..

Os sinais de alerta que devem ser valorizados incluem tosse persistente ou alteração do padrão habitual da tosse, tosse com expetoração sanguinolenta, falta de ar progressiva, dor torácica persistente, rouquidão, perda de peso inexplicada, cansaço extremo e infeções respiratórias recorrentes.

O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de cancro, embora este possa surgir em pessoas sem historial tabágico. Outros fatores relevantes são a exposição ao fumo passivo, a poluição do ar, especialmente em zonas urbanas, a exposição ocupacional a substâncias como o amianto, sílica, radão e outros agentes químicos, bem como a história familiar e fatores genéticos.

Nos últimos anos, registaram-se avanços significativos no tratamento do cancro do pulmão, nomeadamente com a identificação de alterações moleculares específicas que permitiram o desenvolvimento de terapias alvo, altamente eficazes em subgrupos de doentes. A imunoterapia revolucionou o tratamento, possibilitando respostas duradouras e melhoria da sobrevivência. Também houve progressos nas técnicas cirúrgicas, na radioterapia e no diagnóstico molecular, tornando os tratamentos mais personalizados e eficazes. Contudo, o acesso equitativo a estes cuidados continua a ser um desafio.

A SPP destaca a importância de sensibilizar a população para os fatores de risco, promover comportamentos preventivos e reforçar a necessidade de políticas públicas eficazes, nomeadamente no controlo do tabagismo e da poluição ambiental. A implementação de programas de rastreio é igualmente fundamental para melhorar o diagnóstico precoce e, consequentemente, a sobrevivência dos doentes.

NR/PR/HN

.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bactéria hospitalar C. diff esconde-se no intestino e escapa a desinfetantes

Quase meio milhão de americanos são afetados anualmente por infeções por Clostridioides difficile, uma bactéria que provoca diarreia severa e inflamação do cólon potencialmente fatal. Investigadores da Tufts University desenvolveram duas abordagens complementares para perceber como o microrganismo coloniza o intestino, forma esporos resistentes e escapa aos tratamentos convencionais, abrindo caminho a terapias mais dirigidas

FMUP recebe conferência de consenso sobre Agenda Nacional de Inteligência Artificial

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe, no dia 13 de março, às 14h30, no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP), a Conferência de Consenso sobre Agenda Nacional de Inteligência Artificial, iniciativa que reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir os enquadramentos técnico, ético, jurídico e organizativo da aplicação da inteligência artificial na medicina e no sistema de saúde.

Marcelo destaca papel dos psicólogos ao condecorar ex-bastonário

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o ex-Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, com o grau de comendador da Ordem do Mérito, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém, em Lisboa, na sexta-feira, 6 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights