Serviços de saúde na Moita retomam funcionamento pleno após interrupção por intempérie

7 de Fevereiro 2026

Todas as unidades de cuidados de saúde primários do concelho da Moita normalizaram a atividade, depois de suspensões pontuais motivadas pelo mau tempo. A extensão de Canha, no Montijo, também reabriu, mas a USF Ribeirinha, no Barreiro, permanece encerrada

A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) informou esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, que todas as suas Unidades de Cuidados de Saúde Primários no concelho da Moita se encontram já a funcionar em pleno. A atividade tinha sido suspensa na tarde do dia anterior, uma quinta-feira de temporal, devido às severas condições meteorológicas que se fizeram sentir.

De acordo com a entidade, estão operacionais a USF Querer Mais, a USF Boa Viagem, a UCSP Moita, a UCSP Alhos Vedros e a UCSP Baixa da Banheira. A boa notícia estende-se também à Extensão de Saúde de Canha, situada no vizinho concelho do Montijo, que igualmente retomou o seu funcionamento normal após uma paragem técnica.

Contudo, nem todos os serviços sob a alçada da ULSAR conseguiram ainda superar as consequências da intempérie. No concelho do Barreiro, a atividade na USF Ribeirinha continua suspensa, uma situação que se arrasta desde ontem. A decisão foi tomada, segundo explicou a unidade de saúde, devido à conjugação da situação meteorológica adversa com preocupações de segurança estrutural no edifício que aquele serviço ocupa. Ainda não há uma data concreta para a sua reabertura, aguardando-se certamente vistoria técnica.

Já na quinta-feira, através da sua página oficial na rede social Facebook, a ULSAR havia justificado as paralisações. No caso da USF Querer Mais, no Vale da Amoreira, a suspensão ocorreu porque o abastecimento de água ficou comprometido e porque se antevia um agravamento do tempo a partir do meio da tarde. Para a Extensão de Canha, então também encerrada, os motivos apontados foram o previsível agravamento meteorológico e uma falha no fornecimento de energia elétrica.

Estas interrupções pontuais nos serviços de saúde inserem-se num contexto de maior perturbação provocada pela sucessão de depressões Kristin e Leonardo. O mau tempo obrigou a Câmara Municipal da Moita a ativar o seu Plano Municipal de Emergência, depois de a Proteção Civil ter emitido alerta vermelho para a bacia do Tejo. A subida abrupta do caudal do rio ditou medidas de precaução, como o encerramento das escolas e de equipamentos municipais durante esta sexta-feira. Serviços públicos não essenciais seguiram o mesmo caminho, mantendo-se fechados.

O panorama a nível nacional mantém-se grave. O balanço mais recente aponta para treze vítimas mortais em Portugal desde a semana passada, consequência direta da passagem destas depressões. Centenas de feridos e desalojados somam-se aos estragos materiais, com cortes generalizados de energia, água e comunicações a afetar diversas regiões.

Face à dimensão da crise, o Governo decidiu prolongar a situação de calamidade até ao próximo dia 15 de fevereiro. A medida abrange agora 68 concelhos e foi acompanhada do anúncio de novas iniciativas, entre as quais se destaca um regime excecional e experimental criado para acelerar os processos de reparação urgente e reconstrução de habitações, dispensando o habitual controlo administrativo prévio.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Terapias CAR-T em foco: especialistas nacionais e estrangeiros reúnem-se em março

A III Conferência – Looking Today at Tomorrow’s Immunotherapy realiza-se a 14 de março no Hotel Lumen, reunindo médicos, investigadores e profissionais de saúde à volta das mais recentes abordagens no tratamento de doenças do sangue. O encontro, que conta com a parceria da Associação Portuguesa Contra a Leucemia e da Sociedade Portuguesa de Hematologia, pretende olhar para a expansão da inovação e para o impacto real das terapias de última geração na prática clínica

Comprimido único em investigação da Gilead mostra eficácia em pessoas com VIH-1

A Gilead Sciences apresentou na 33.ª Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas, em Denver, os resultados de dois ensaios de fase 3 que avaliam um regime experimental em comprimido único para o tratamento da infeção por VIH-1. Os estudos ARTISTRY-1 e ARTISTRY-2, ambos selecionados como late-breakers, demonstraram eficácia na manutenção da supressão viral em pessoas que mudaram da terapêutica antirretrovírica prévia para a nova combinação

OMS trava atividades no Dubai e alerta para colapso sanitário no Irão e Líbano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu as operações do seu centro logístico no Dubai, essencial para o envio de ‘kits’ de emergência, num momento em que a guerra no Médio Oriente já provocou 13 ataques a instalações de saúde no Irão. A decisão, anunciada hoje, reflete a propagação do conflito para além das fronteiras dos beligerantes

Índia financia saúde materno-infantil em Cabo Verde com 749 mil dólares

O Governo cabo-verdiano anunciou esta quinta-feira um apoio financeiro da Índia de 749 mil dólares para a melhoria dos cuidados de saúde a grávidas, recém-nascidos e crianças, num projeto articulado com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que prevê o reforço de equipamentos e a formação de profissionais

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights