Nancy Pelosi em Lisboa na segunda-feira para receber prémio da Assembleia Parlamentar da NATO

8 de Outubro 2021

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, estará segunda-feira em Lisboa no âmbito da 67ª sessão anual da Assembleia Parlamentar da NATO, para receber um prémio, foi esta sexta-feira anunciado.

A informação foi avançada na conferência de imprensa que marcou a abertura dos trabalhos desta sessão – que decorre até à próxima segunda-feira – com o presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, o congressista norte-americano Gerald Connolly, a secretária-geral desta Assembleia, a francesa Ruxandra Popa, e o deputado social-democrata Adão Silva, presidente da delegação portuguesa da Assembleia Parlamentar da NATO.

“Ficamos muito satisfeitos e agradecemos muito à direção e ao presidente da Assembleia Parlamentar da NATO porque vai haver a atribuição de um prémio, pela primeira vez. O prémio é o “Women for Peace and Security Award” [Prémio Mulheres para a Paz e Segurança] que vai ser entregue pela primeira vez, logo em Portugal, nesta sessão, a uma grande mulher que é a ‘speaker’ Nancy Pelosi”, avançou o deputado Adão Silva.

O presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, Gerald Connolly, referiu que Nancy Pelosi foi a primeira mulher a ser eleita presidente da Câmara dos Representantes na história dos Estados Unidos e que estará em Lisboa, na sessão plenária de segunda-feira (11) para receber o prémio e fazer uma intervenção.

O presidente da delegação portuguesa, Adão Silva, destacou que esta é a primeira vez que Portugal organiza esta Assembleia, agradecendo à organização mas também ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que esteve “completamente disponível” ao longo do processo e considerando que o programa previsto é de “enorme qualidade”.

Adão Silva referiu ainda que esta “é uma sessão muito especial, porque desde logo é um desafio realizá-la com cerca de 200 deputados dos vários países membros da NATO”, não estando todos presentes, com algumas participações à distância.

“O mundo não será seguramente igual depois da pandemia abrandar, e também não será no domínio da Defesa, no domínio da segurança, no domínio da NATO”, sublinhou Adão Silva.

O parlamento português recebe de hoje a 11 de outubro a 67ª sessão da Assembleia Parlamentar da NATO, que contará com a presença do secretário-geral da Aliança e abordará a situação no Afeganistão e a pandemia Covid-19.

A sessão anual, organizada este ano em Lisboa, vai contar com a participação de membros do Governo português, representantes oficiais da NATO, especialistas em assuntos de defesa, legisladores dos 30 estados-membros da NATO e representantes de países parceiros da Aliança e de órgãos parlamentares.

De acordo com o programa oficial, entre os temas em cima da mesa estarão a agenda NATO 2030 e a revisão do conceito estratégico, “as lições retiradas do envolvimento da NATO no Afeganistão”, a Rússia e China, a evolução da situação no Médio Oriente e no Norte de África, alterações climáticas e até “a resiliência democrática e a desinformação” ou a pandemia da Covid-19, entre outros.

A reunião plenária de segunda-feira (11), contará com intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, da Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, Nancy Pelosi, do Subsecretário-Geral das Nações Unidas, Jean-Pierre Renaud Lacroix (em representação do Secretário-Geral, António Guterres), e do Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, entre outras.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This